O Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás, Wender Damaceno, gravou um vídeo para alertar os empresários do golpe de empréstimo facilitado. De acordo com a ACIACCA, uma cooperativa de crédito de outro estado estaria oferecendo empréstimos de altos valores, a juros baixos, com a exigência do pagamento adiantado.
“Está circulando um áudio de algumas empresas de cooperativa de crédito de outro estado oferecendo dinheiro fácil. Deposita mil, 2 mil que você pega 80 mil, 20 mil e 30 mil. Gente, dinheiro fácil não existe”, disse Wender Damaceno. O presidente ainda ressaltou a dificuldade para ter acesso a empréstimos. “Nós estamos pelejando com as linhas de crédito do fundo municipal. Vocês viram que não é fácil. Banco taí com dinheiro a juros baixos para emprestar, mas não é fácil emprestar. Não deposite dinheiro antecipado”, alerta Wender.
Golpe
O golpe do empréstimo facilitado já fez muitas vítimas no Brasil. De acordo com o Procon, existe um padrão para quase todos os empréstimos rápidos e fáceis. Os anúncios estão pulverizados na internet, radio e jornais informando telefones e e-mails para que o consumidor entre em contato. Uma vez feito o contato, são solicitados depósitos que variam entre 5% e 10% antecipados. Outro detalhe é a informação repassada pelo golpista de que o empréstimo foi aprovado, mas depende do pagamento de seguro, apólice, taxas (são vários termos que usam).
O Procon esclarece que nenhum banco, financeira ou agentes de crédito, que sejam idôneos, solicita antecipação de valores para conceder empréstimo pessoal.