A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA) usa as redes sociais para orientar os comerciantes sobre o decreto 609, do Governo do Estado, que tornou mais rigorosas, as medidas para o funcionamento parcial das atividades comerciais.
Segundo a diretora executiva da ACIACCA, Monique Cristina de Souza, foram produzidos vídeos e panfletos virtuais, que fazem parte da campanha de enfrentamento a Covid-19. “A gente tem informado os comerciantes sobre o uso de equipamentos de segurança, como as máscaras. Todas as orientações estão sendo divulgadas nos grupos socais”, enfatizou Monique.
Uma das obrigações exigidas pelo decreto, para os estabelecimentos que atendem o público, é oferecer aos clientes alternativas de higienização como álcool 70 ou água e sabão. A ACIACCA, por exemplo, instalou na entrada da sede, uma pia com água e sabão, além de fornecer informações sobre a forma correta de higienizar as mãos.
O decreto também determina que nos estabelecimentos comerciais, tenha marcação para as filas, com a distância mínima de 1 metro, para pessoas com máscara, e 1,5 metro para pessoas sem máscara.
Campanha da ACIACCA
Para a associação, uma grande preocupação dos empresários é a queda nas vendas. Apesar de boa parte do comércio está funcionando, poucas pessoas estão saindo de casa para fazer compras. O movimento maior é registrado apenas nos bancos, supermercados e lotéricas. Monique adianta que a ACIACCA está preparando uma campanha para a retomada das vendas após o período de isolamento social.