Trazer informações que auxiliem as empresas a construir caminhos, a encontrar novas oportunidades e a aperfeiçoar o seu empreendimento, gerando prosperidade aos negócios locais e também favorecendo o desenvolvimento das atividades econômicas do município. É com esses objetivos, que a Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) promove, com o apoio da Vale, no próximo dia 26, a palestra “Desafios do Empresário Atual”. A programação inicia às 14h, na sede da ACIP e celebra o inicio das comemorações do aniversário de 30 anos de fundação da entidade.
O evento terá a presença do consultor João Furtado. Ele é especialista na realização de estudos e formulação de estratégias para desenvolvimento nos planos setorial, regional e nacional. Foi assessor no Congresso Nacional, na FINEP e no BNDES. É também doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris e especialista em Estratégias e Políticas Industriais e Tecnológicas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das cinco comissões regionais da ONU.
A iniciativa celebra as três décadas da ACIP, criada em junho 1988, quando a cidade dava ainda seus primeiros passos, reunindo, desde então, empresários com um objetivo em comum: atuar em defesa dos interesses do desenvolvimento econômico de Parauapebas. “A ACIP, ao longo de sua história, acumulou experiencias, credibilidade, debateu ideias, defendendo sempre o interesse da classe empresarial. Desejamos ainda oferecer aos associados soluções cada vez mais eficientes, através de um sistema de gestão da qualidade, que vise eficácia e a melhoria continua”, diz o presidente da Acip, Humberto Costa.
Ao longo de todo ano, programação especial vem sendo realizadas pela entidade em comemoração ao aniversário. Entre elas, ações sociais e palestras voltadas para o empresariado. Outro destaque são os Cafés de Negócios, que vem aproximando mais fornecedores e a Vale, com o objetivo de ampliar as compras locais.
Além disso, a entidade atuou na gestão e acompanhamento de ações, que resultaram na aprovação da lei complementar municipal 009/2016. A lei instituiu o tratamento diferenciado, o que vem favorecer os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte.
Também foram realizadas as assessorias contábeis e fiscais com orientação sobre temas relevantes como “Como calcular os impostos que sua empresa paga”, “A contabilidade como ferramenta de gestão” e “Você sabe quais impostos sua empresa paga”. Some-se a isso o apoio aos associados na recuperação de crédito de devedores, por meio do Sistema de Análise de Fornecedores (SAF).