Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Açúcar, o doce que pode “amargar” sua vida!

Continua depois da publicidade

Nessa semana, trago um assunto muito interessante e que muitas vezes não damos muita atenção: O consumo de açúcar!

Para falar um pouco mais desse assunto, trago os conhecimentos e orientações da minha amiga e melhor nutricionista de Parauapebas: Bruna Fernandes Costa.

Saiba tudo sobre o açúcar a partir de agora!

Ainda existem muitas dúvidas se realmente o açúcar é o verdadeiro vilão para nossa saúde, e a resposta é sim. Várias pessoas ainda insistem no consumo diário,  sem se preocupar com as consequências.

Você sabe quais as consequências de comer tanto açúcar?

1.Açúcar engorda e causa diabetes: O excesso de açúcar no sangue é uma das principais causas de diabetes. O alto consumo de açúcar pode, em longo prazo, comprometer a função do pâncreas, responsável pela secreção de insulina.

O excesso na liberação de insulina pode comprometer a sensibilidade das células, fazendo com que a insulina não execute sua função adequadamente, aumentando a glicemia (o açúcar no sangue). Como consequência, pode gerar obesidade, elevação da gordura visceral e diabetes.

1 – Dor de cabeça e enxaqueca: Excesso de açúcar pode causar dor de cabeça pois os níveis glicêmicos sofrem muita oscilação (mudanças) quando a gente come muito açúcar (doces em geral). Por ser absorvido rapidamente, o açúcar estimula a liberação de uma grande quantidade de insulina para equilibrar os níveis do sangue. Como consequência, há uma queda brusca na glicemia. Esse processo é conhecido como hiperglicemia e hipoglicemia.

A hipoglicemia causa aumento da produção de catecolaminas, que eleva a temperatura corporal, a frequência cardíaca, irritabilidade e produção de prostaglandinas, que causam vasodilatação e, consequentemente, dores de cabeça.

2 – Espinhas: O açúcar é um dos principais alimentos que causam espinhas no rosto, pois provoca produção exagerada de insulina, que libera hormônios androgênicos, como a testosterona, e estimulam as glândulas sebáceas, favorecendo o aparecimento de acne.

3 – Açúcar e as deficiências nutricionais: O consumo de açúcar gera eliminação de cromo, fazendo com a vontade de comer doce aumente. O cromo é um mineral que melhora a sensibilidade da insulina nas células, permitindo a entrada de glicose nas células para utilização ou estocagem.

Veja também:  Casal que treina junto, o amor só aumenta!

Com a deficiência de cromo, a ação da insulina fica comprometida, prejudicando a entrada de glicose nas células. Dessa forma, o cérebro entende que o corpo está ficando sem energia, e gera a compulsão (vontade de comer) por doces.

Por isso, o ideal é optar pelo consumo de frutas ou doces sem açúcar. É possível encontrar uma grande variedade de chocolates funcionais e outros doces tradicionais elaborados de maneira mais saudável

4 – Envelhecimento da pele: O excesso de açúcar causa envelhecimento precoce da pele, já que, além de ser rico em calorias e pobre em nutrientes, gera aumento de espécies reativas de oxigênio (EROs) – radicais livres causadores do estresse oxidativo. Os EROs promovem uma reação na qual o açúcar se liga às proteínas de sustentação da pele, como colágeno e elastina, impedindo que as células consigam realizar suas funções, causando endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele e danos nas fibras dérmicas, levando ao aparecimento de rugas e flacidez.

Com tanta informação sobre o açúcar, o ideal é diminuirmos a quantidade. Mas e agora, como diminuir o consumo do açúcar?

Além de diminuir a adição de açúcar refinado nas preparações e reduzir a ingestão de doces, é preciso atenção aos rótulos dos alimentos, pois o açúcar pode estar escondido com outros nomes: dextrose, frutose, xarope de glicose, xarope de milho, xarope de milho rico em frutose (HFCS) e açúcar invertido.  Se necessário, opte por opções mais saudáveis de açúcar, como açúcar mascavo ou açúcar de coco.

Para finalizar, Bruna deixa uma mensagem para todos vocês:

“Coloque a sua saúde em primeiro lugar! E se você deseja transformar a sua saúde através da reeducação alimentar, esse é o momento! Procure ajuda de um Nutricionista para uma orientação de uma dieta balanceada que possa ajudar a diminuir a vontade de comer doces todos os dias. Não esqueça de praticar exercícios físicos, pois sua saúde precisa de cuidados hoje mesmo”

Comentários ( 9 )

      1. Achei muito interessante a matéria.

        Por causa da matéria, me incentivou a procurar uma nutricionista, pra ver se consigo “educar” minha alimentação.

  1. Achei muito interessante a matéria.

    Por causa da matéria, me incentivou a procurar uma nutricionista, pra ver se consigo “educar” minha alimentação.

Deixe uma resposta