O ajudante de carvoaria Waldinei Almeida Costa, de 40 anos de idade, foi preso pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (17), no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas. A prisão foi realizada em cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juízo da Vara Única do município de Baião, motivado pelo não cumprimento de medidas cautelares determinadas pela Justiça, uma vez que ele foi acusado de homicídio, mas aguardava o julgamento em liberdade.
Em março de 2022, Waldinei Costa matou, a facadas, Oziel Vieira Soares, que tentou atacá-lo armado de facão em um arraial. Na época, ele alegou legítima defesa e se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia Civil de Baião, mas não ficou preso, embora houvesse a suspeita de que ele havia emboscado a vítima.
O Ministério Público, então, requereu que Waldinei fosse a julgamento pelos crimes de homicídio doloso, por motivo fútil e de emboscada. A Justiça acatou o pedido de julgamento, mas determinou que ele deveria se apresentar de dois em dois meses ao Juízo da Comarca, a fim de relatar atividades recentes, e que não deveria mudar de endereço ou sair da cidade sem autorização da Justiça. Ele, no entanto, não cumpriu nenhum dos quesitos e ainda mudou de endereço constantemente, a fim de dificultar sua localização.
(Caetano Silva)