A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) divulgou balanço das ações do primeiro semestre do Plano Plurianual (PPA) de 2021, que aponta bom desempenho das atividades estabelecidas para o período. Segundo a Agência, mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o cumprimento das metas físicas ocorreu em todo o Pará.
De acordo com a Adepará, todas as ações de defesa agropecuária são feitas para que não haja nenhum prejuízo na produção, evitando a introdução e/ou a disseminação de pragas ou doenças, que podem causar prejuízo à produção agrícola do estado. As ações estão sendo encaminhadas para o cumprimento total das metas até o final de 2021.
O coordenador de Planejamento da Adepará, Rogério Lourenço, destaca que o bom desempenho se deve ao compromisso de todos os setores da Agência no cumprimento da missão institucional em promover a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará. Os dados divulgados mostram que, até o momento, foram classificadas 33.324 toneladas de grãos na área de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, em 11 municípios paraenses.
Na área animal, a manutenção de área livre de aftosa foi atendida em todos os municípios do estado, totalizando uma vacinação de 98% do rebanho paraense, um dos maiores do país. A educação sanitária realizou, no primeiro semestre, 1.526 eventos em 132 municípios.
A fiscalização agropecuária atingiu a marca de 41.523 ações ocorridas em 137 municípios. Um total de 23.527 propriedades rurais foram inspecionadas em todo o estado. Para tornar o PPA mais eficiente, a Coordenadoria de Planejamento da Adepará vem realizando reuniões de alinhamento com as gerências regionais, apresentando as principais estatísticas da produção agropecuária municipal, trocando experiências, ideias e sugestões para a melhoria das ações na ponta.
Os encontros foram realizados no mês de junho, nas gerências regionais de Castanhal, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Rondon do Pará, Soure e Breves, com a presença de 25 técnicos.
Tina DeBord – com dados da Adepará
Foto: Foto: Bruno Cecim /Ag.Pará