Homens do 23º Grupamento Bombeiro Militar, de Parauapebas, resgataram na manhã deste domingo (9), das águas do Rio Parauapebas, o corpo do adolescente Hartur Almeida Martins, de 14 anos. Ele morreu afogado por volta das 13h de ontem, sábado (8), quando se divertia com amigos.
Segundo o sargento Constantino, que coordenou os trabalhos, os Bombeiros só foram comunicados por volta das 17 horas e, com o cair da noite, tiveram de suspender as buscas. A varredura no Rio Parauapebas reiniciou pela manhã, quando o corpo de Hartur foi encontrado no mesmo local em que pereceu.
De acordo com o sargento, as informações colhidas no local dão conta de que o adolescente estava acostumado a tomar banho ali com os amigos, mas não sabia nadar, o que levanta a hipótese de que ele tenha sofrido de cãibra e não conseguiu sair da água, vindo a se afogar.
Uma equipe do Centro de Perícias Científicas também esteve no local, colhendo material e dados para posteriormente emitir laudo informando a causa da morte do adolescente, que morava com a família na Rua Paraíso, às proximidades do local em que morreu.