Quem viaja com frequência provavelmente já ouviu falar da Aena, uma grande operadora espanhola. A empresa está prestes a assumir a operação de 11 aeroportos brasileiros em outubro e novembro próximos, após a sétima rodada de concessões realizada.
O montante gasto para adquirir as concessões foi de R$ 2,4 bilhões. Um aeroporto famoso que está na lista dos espólios é o de Congonhas, localizado em São Paulo. Antes de começar a operar nos locais, a Aena desembolsou, adicionalmente, R$ 3,3 bilhões para pagamentos iniciais e indenizações.
Para a eficiente transição das operações dos aeroportos para a sua administração, foram desenvolvidos vários planos de transferência operacional. Elaborado durante a primeira etapa do processo, esses planos incluem, por exemplo, a realização de visitas técnicas, reuniões e treinamentos importantes para os funcionários.
Atualmente, os aeroportos estão na etapa de operação assistida, ou seja, estão sendo executadas consultorias visando o desenvolvimento de projetos de ampliação e modernização dos terminais antes que a Aena assuma oficialmente.
Confira a lista e as datas definidas para o mês de outubro:
- Aeroporto de Uberlândia (MG) – 10 de outubro;
- Aeroporto de Campo Grande (MS) – 13 de outubro;
- Aeroporto de Congonhas (SP) – 17 de outubro.
No mês de novembro, a companhia expandirá seu controle para os terminais de Marabá (PA), Carajás (PA), Santarém (PA), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).
Em suma, a Aena é responsável por um notável conjunto de 34 ativos dessa natureza no mundo, além de administrar 46 aeroportos em solo espanhol, país originário da operadora.
SAIBA MAIS
Um levantamento do Ministério do Turismo divulgado no mês de julho, mostrou que a movimentação de passageiros nos principais aeroportos do país cresceu no primeiro semestre de 2023. Entre os terminais da região norte, o Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá, foi o que apresentou o melhor desempenho no setor. No total, o aumento foi de 30% a mais de passageiros, em relação ao mesmo período de 2022. Em números absolutos, a movimentação de passageiros no ano passado foi de 140.955, em Marabá. Já neste ano de 2023, o aeroporto recebeu um total de 183.902 viajantes. Número muito expressivo para um aeroporto considerado de pequeno porte.
Um aumento de fluxo de pessoas tão significativo contrasta com a perda de operações que Marabá vem sofrendo ao longo dos últimos seis anos. O terminal, que já chegou a ter seis voos diretos para Belém, por exemplo, atualmente, conta com apenas dois.
Atualmente, há os seguintes voos domésticos que passam pelo Aeroporto de Marabá: à tarde: Azul vem e volta pra Belém; à noite: Latam e Gol vêm de Brasília; na madrugada Latam e Gol voltam para Brasília; um Azul vem de Confins e vai pra Belém; outro Azul vem de Belém e vai para Confins.