A Infraero assinou, no início dessa semana a Ordem de Serviço para as obras de manutenção e reparos no sistema de pistas e pátio de aeronaves do Aeroporto de Carajás – Parauapebas. Os trabalhos estão orçados em R$ 735 mil.
A duração das obras tem prazo previsto de 150 dias a partir da assinatura da Ordem de Serviço, sendo 60 dias para a realização das obras e 90 para a entrega definitiva das melhorias.
As intervenções de manutenção envolverão procedimentos como a restauração do pavimento asfáltico das pistas, por meio da aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (tipo de massa de asfalto utilizada para a pavimentação de rodovias e pista de trânsito mais intenso, devido a sua alta resistência), e a selagem de fissuras e trincas no pavimento das áreas.
O aeroporto foi construído em 1981 no município de Parauapebas pela Vale. O terminal foi planejado estrategicamente para atender à mineração da região. É administrado pela Infraero desde 1985, recebendo principalmente operações da aviação comercial regional e geral ( táxis aéreos e aeronaves particulares ). Em 2011, o aeroporto registrou 6,5 mil pousos e decolagens e um movimento de 105,6 mil passageiros.