Aeroporto de Marabá ganha prêmio nacional de aviação

Ao lado do Aeroporto de Montes Claros, em Minas Gerais, o de Marabá venceu na categoria Regional

Continua depois da publicidade

Em cerimônia realizada em Brasília, três aeroportos da Infraero foram destaque no Prêmio Aviação + Brasil 2023, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que reconheceu os melhores terminais e empresas aéreas do País. O evento foi realizado na terça-feira (18) deste mês de abril.

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, recebeu o prêmio “Aeroporto + Pontual”, na categoria “Movimentação acima de 10 milhões de passageiros por ano”. No quesito Aeroporto Regional, os aeroportos de Montes Claros, em Minas Gerais, e de Marabá, no Pará, foram os vencedores nas categorias “Sudeste e Centro-Oeste & Norte”, respectivamente.

Quem representou o Aeroporto de Marabá na cerimônia foi Wigson Diego Saturnino Santos, atual superintendente da instituição pela Infraero. Ele coordena apenas a área administrativa, enquanto o setor de navegação aérea (controladores, operadores, técnicos de informação aeronáutica e meteorologistas) foi para a gestão da NAV Brasil, uma empresa estatal.

No caso da categoria Aeroporto Regional, a pesquisa avaliou climatização, segurança, limpeza, atendimento, entre outros itens.

A Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos avaliou 61 aeroportos e três empresas aéreas em mais de 90 mil entrevistas com passageiros em todo o Brasil, realizadas ao longo de 2022. Ainda foram apurados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), mais de 1,25 milhão de movimentos de pouso e decolagem para verificação da pontualidade. Os voos que partiram e chegaram em até 15 minutos em relação ao horário previsto foram considerados pontuais.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a edição deste ano do Aviação + Brasil é especial porque premia os destaques avaliados no ano pós-pandemia. “Os esforços foram diferenciados. Com retorno das operações aeroviárias trabalhando intensamente, o intuito do novo Governo Federal agora é ampliar o acesso com a entrega de novos aeroportos regionais e políticas como o Voa + Brasil, que está sendo desenvolvido pela SAC”, declarou o ministro.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destacou que é uma grande satisfação ver esses três terminais reconhecidos como espaços com infraestrutura, atendimento de qualidade e operações eficientes. “Parabenizo as equipes da Infraero nos aeroportos, que realizam suas atividades com muita dedicação e profissionalismo”, afirmou Barzellay.

O prêmio 

Realizado desde 2015 e atualmente em sua oitava edição, o prêmio Aviação + Brasil 2023 é uma iniciativa do Ministério dos Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, que tem como objetivo estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos e empresas aéreas para aumentar o nível de satisfação dos passageiros com os serviços prestados no transporte aéreo.

Fonte: voenews.com.br com Blog do Zé Dudu