or meio de parceria com a Eletrobras Eletronorte, a Prefeitura de Tucuruí pretende reativar o aeroporto do município. O Prefeito Bena Navegantes, os secretários de Obras, Miguel Oliveira, e de Desenvolvimento Econômico, Hernandes Vaz, juntamente com técnicos da Infraero reuniram na última sexta-feira (26) com o Superintendente da Eletronorte, Antonio Pardauil, para iniciarem as conversações quanto a reabertura do aeroporto, passo importante para o desenvolvimento socioeconômico do município e da região.
Já nesta terça-feira (30), os secretários de Desenvolvimento Econômico, Hernandes Vaz, de Meio Ambiente, Renan Aguiar, e de Obras e Urbanismo, Miguel Rodrigues, além de representantes da Eletrobras Eletronorte e da Infraero, estiveram no aeroporto para realizar a vistoria e o levantamento das condições de operação.
Joao Carlos, gerente de Administração da Eletrobras Eletronorte, informou que a Empresa vai firmar parceria com a Prefeitura para viabilizar recursos financeiros para a reativação do aeroporto.
Hernandes Vaz, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a importância da pareceria que está sendo construída junto à Estatal. A visita serviu para um levantamento das condições estruturais do aeroporto. “O Prefeito Bena tem dado todo apoio para que aconteça o mais breve possível a reabertura do aeroporto, que é de extrema necessidade para o desenvolvimento socioeconômico do município. Esperamos que com a reabertura do aeroporto, grandes empresários venham investir no município por conta de termos novamente praticidade e agilidade dos voos”, observa o secretário.
Para que o aeroporto volte a funcionar, o município vai revitalizar ainda a rodovia que interliga a cidade ao aeroporto.
Foram feitas as inspeções na pista e no prédio. Os técnicos avaliaram ainda a estrutura total do aeroporto. A retomada dos voos comerciais no aeroporto de Tucuruí é considerada de suma importância para alavancar o desenvolvimento na região do Lago.
O aeroporto não está operando desde janeiro de 2015, o que vem prejudicando não só a população da cidade, mas todos os municípios da região.
A Azul Linhas Aéreas deixou de operar no aeroporto no mês de janeiro de 2015 alegando interdição parcial da Anac e em julho, a Eletronorte disse que encerrava sua participação na gestão do aeroporto.
Em outubro de 2016, a Anac informou que a Eletronorte não sanou os problemas apontados pela agência, mas mesmo sem cumprir o que estabelecia o convênio, repassou ao município a administração do aeroporto.