Usuários e funcionários da agência dos Correios do Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, passaram momentos de susto na manhã desta quarta-feira (21), quando três indivíduos assaltaram os caixas e tentaram assaltar o cofre da repartição. O “serviço”, porém, ficou pela metade, porque o gerente José Augusto Lopes Ferreira, aproveitando um momento de distração dos assaltantes, conseguiu fugir e gritou por socorro, fazendo com que eles saíssem imediatamente, sem disparar as armas ou ferir alguém.
José Augusto conta que o expediente transcorria normalmente, quando os dois primeiros chegaram e sentaram nas cadeiras do atendimento, como se fossem usuários normais. Logo depois chegou o terceiro, caminhou pela agência, sondando o ambiente e, em seguida, puxou a arma da cintura e anunciou o assalto, gesto imitado pelos outros dois, que também estavam armados.
Dos caixas, segundo o gerente, pouco levaram, sem que os funcionários que trabalham ao fundo da agência percebessem.
Em seguida, se dirigiram à tesouraria, onde o funcionário responsável pelo setor trabalhava a portas fechadas. Bateram, anunciaram o assalto, ele abriu e os assaltantes perguntaram pela combinação da fechadura do cofre.
Nesse momento Augusto conseguiu escapar e, ao perceberem que ele deu o alarme, abandonaram a agência rapidamente, não se sabe se de carro ou moto. Segundo o gerente, que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, eles agiram de cara limpa, sem capacetes ou máscaras, somente de óculos escuros, e podem ser identificados pelas imagens das câmeras de monitoramento, que registaram toda a movimentação.
Ninguém foi molestado ou saiu ferido. A única ocorrência foi de uma funcionária que sofre de hipertensão, que ficou muito nervosa e com a pressão alta, a qual depois foi controlada e ela ficou mais calma.