Agentes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) de Marabá e também policiais militares estão fazendo, desde o final de semana, um verdadeiro arrastão em todos os núcleos urbanos de Marabá, para evitar aglomerações em locais públicos e também em áreas de bares. A operação integra um conjunto de ações de combate ao novo coronavírus.
Segundo informação repassada pelo DMTU, o trabalho consiste em fazer o isolamento de praças públicas (utilizando as mesmas fitas que são usadas em locais de crimes ou de acidentes), ao mesmo tempo em que é prestada orientação às pessoas nos locais sobre a proibição de permanecer nesses espaços públicos.
As ações foram feitas nas praças do Bairro Liberdade, Cidade Nova, no Núcleo Nova Marabá e ainda na Marabá Pioneira (centro da cidade). Mas não é só isso. Os agentes da área de segurança também estão passando por áreas onde existem bares e similares, como os balneários localizados dentro do perímetro urbano do município.
Inclusive, o trabalho começou pelo Bairro Geladinho, que fica na área do São Félix, beira do Rio Tocantins, onde é grande a aglomeração de banhistas tanto nos finais de semana quanto nos dias úteis.
A medida não caiu bem no gosto de muitos marabaenses que, pelas redes sociais, criticaram a prefeitura. Muitos observaram que, se o próprio comércio reabriu (ainda que parcialmente), não haveria sentido fechar espaços públicos. Mas o trabalho vai continuar, enquanto durar o decreto municipal emitido pelo poder público que visa combater o avanço dos casos do novo coronavírus no município.
Vale dizer que Marabá ainda não registrou nenhuma morte pelo COVID-19, mas há dois casos confirmados e outros 14 que estão em análise, segundo relatado no último boletim emitido pela prefeitura de Marabá, às 19h de ontem (14).