Agentes de segurança recebem treinamento para combater poluição sonora

A capacitação foi realizada nesta terça-feira (24) pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). Ao todo, mais de 30 agentes participaram do treinamento, que objetiva garantir conhecimento técnico para a constatação dos crimes de poluição sonora e perturbação do sossego alheio
Agentes de segurança são treinados para combater poluição sonora

Continua depois da publicidade

Agentes de Segurança Pública do Estado participaram do curso de ‘Uso e Manuseio de Decibelímetro’, realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). A capacitação aconteceu nesta terça-feira (24), em Belém.

Segundo a Acadepol, o objetivo é manter a qualificação continuada dos servidores, principalmente, dos policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Divisão de Polícia Administrativa (DPA), fornecendo conhecimento técnico para a constatação dos crimes de poluição sonora e perturbação do sossego alheio.

De acordo com a titular da Acadepol, delegada Fernanda Maués, garantir conhecimento técnico e capacitação para o servidor é essencial para a atuação qualificada. “Queremos que os nossos servidores estejam capacitados para fazer uso do equipamento, ampliando a sustentabilidade com o uso de novas tecnologias e assim desenvolver nosso papel de Polícia Judiciária com eficácia”, destacou.

Segundo a Delegada Soranda Abreu, diretora da Divisão de Polícia Administrativa, o servidor necessita estar ciente das normas e funcionamento do licenciamento ambiental. “Diariamente, recebemos inúmeras denúncias relacionadas à poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Portanto, os agentes que atuam no combate a esses crimes precisam entender todo o processo de licenciamento e como proceder para solucionar o problema, que afeta diariamente a sociedade”, ressaltou a delegada.

Durante o curso, várias palestras foram ministradas como legislação ambiental com foco em poluição sonora, legislação de normas da Polícia Administrativa, atuação da Demapa e DPA, relações interpessoais no atendimento ao público e Manejo Prático do Decibelímetro. Ao todo, mais de 30 agentes das polícias Civil e Militar, Segup, Detran, Seap e CPC Renato Chaves participaram do curso.

(Tina Santos- com informações da Polícia Civil)