Aproximadamente 250 agricultores se aglomeraram em frente à Prefeitura de Floresta do Araguaia na última segunda-feira (1º). Os manifestantes cobravam melhorias nas vicinais que cortam o município. Segundo eles, as vias estão em péssimas condições de tráfego e caminhões têm atolado diariamente, quando vão em busca de cargas de abacaxi na zona rural. “Os motoristas têm de fazer verdadeiro malabarismo para conseguir atravessar. Pois, são várias estradas que estão em péssimas condições. Nós gostaríamos que o gestor municipal olhasse para nossa classe e nos ajudasse”, apelou o caminhoneiro André de Jesus.
Beto Martins, um dos coordenadores do movimento, disse que o gestor municipal tem deixado a desejar: “Na pauta, pedimos a não cobrança da taxa de iluminação pública na zona rural e a recuperação de pontes. São sérios os problemas que estamos enfrentando em Floresta do Araguaia”.
Edigar Alves é caminhoneiro e todos os dias percorre mais de 50 km em busca do abacaxi. Ele contou à Reportagem do Blog Zé Dudu que as vicinais que cortam os vilarejos do município estão caóticas e este ano muitos caminhões tombaram devido às más condições das vias.
“Nunca vi as vicinais tão ruins quanto estão agora. O ano mal começou e já foram registrados vários acidentes envolvendo caminhonetes e um caminhão. Nós pedimos que o prefeito arrumes, pois tem vários caminhoneiros que [dada a precariedade das vicinais] virão aqui somente uma vez, não voltarão mais”, advertiu Edigar.
Devido os sérios problemas, florestenses saíram às ruas na manhã de ontem, a pé, de bicicletas, em carros ou motos. Uma grande manifestação percorreu várias ruas do município. Ao final, os manifestantes se concentraram em frente à prefeitura, onde vários produtores, vereadores e coordenadores do movimento fizeram uso do microfone.
Jocélio da Juassama relatou que Floresta do Araguaia é um município de grande potencial, porem está sem estrutura. Ele cobrou ainda das autoridades a recuperação das estradas e pontes que ligam a sede do município à Vila Juassama.
O prefeito Adélio dos Santos não compareceu à manifestação, porém enviou um representante que recebeu a pauta de reivindicações e ficou de agendar uma data para que o prefeito receba a comissão no gabinete, a fim de tratar dos problemas relatados.
Com safra de mais de 300 milhões de frutos por ano, o município de Floresta do Araguaia se mantém na posição de maior produtor de abacaxi do País. Segundo dados da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará). Apenas em 2016 foram produzidos 314 milhões de frutos e, em 2017, a produção saltou para 380 milhões.