Para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus no município, a Prefeitura de Água Azul do Norte, no sudeste do Pará, tem realizado reuniões com os comerciantes da cidade, para orientar sobre a importância de não relaxar com as medidas de prevenção a doença. Ontem (21), a reunião foi realizada com os donos de distribuidoras de bebidas e, nesta quarta-feira (22), será com os donos e representantes de supermercados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que tem coordenado as reuniões, o objetivo é fazer a junção de forças entre o governo e os comerciantes locais, para tentar aumentar a conscientização e conter a curva de contágio, que vem crescendo no município. Inclusive, devido ao crescimento de casos positivos, algumas medidas preventivas serão novamente adotadas, porque uma parte da população não vem colaborando, deixando de lado as orientações preventivas, como o uso de máscaras e evitar aglomerações.
De acordo com a secretaria, são essas pessoas que acabam se contaminado e contaminam outras pessoas. Ou seja, são as que estão espalhando o vírus na cidade.
A Secretaria de Saúde acrescenta que, os comerciantes vêm relatando a dificuldade de cobrar da população o uso de máscara dentro dos comércios, porque boa parte não quer fazer uso do equipamento de proteção. Por conta disso, uma das medidas que deve ser tomada, é passar a fiscalizar com mais rigor a obrigatoriedade do uso do equipamento em locais públicos e estabelecimentos comerciais.
Desde o início do mês de julho, os casos positivos de Covid-19 cresceram no município, que vinha se mantendo com baixa contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o Boletim Epidemiológico fechado na tarde de ontem, Água Azul do Norte está com 334 casos positivos e um óbito pela doença.
(Tina Santos)