Após quatro dias sem água nas torneiras, os 84 mil consumidores da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em Marabá, voltaram a ter acesso ao recurso natural já na madrugada desta quinta-feira (23). O fornecimento foi restabelecido graças à Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras), que emprestou um transformador à companhia de águas, até que o equipamento com defeito passe por conserto, o que está sendo realizado em uma oficina da Nova Marabá.
Desde a madrugada do último domingo (19), os 33 mil domicílios abastecidos pela Cosanpa estavam sem água, com mais de 80 mil consumidores amargando quatro dias de seca nas torneiras, conseguindo água do jeito que podiam, em lava-a-jato, postos de combustíveis, chafarizes públicos e onde mais fosse possível.
Porém, o prazo para que o transformador ficasse em condições de uso foi fixado no dia 26, ou seja, no próximo domingo. Isto é, a população ficaria oito dias sem água. Porém, uma articulação do governo do estado com a iniciativa privada resultou no empréstimo de um equipamento, pela Sinobras, à Cosanpa.
O novo presidente da Companhia de Saneamento, José Fernando Gomes Júnior, veio de Belém, na madrugada desta quinta (23), e acompanhou a montagem do equipamento. “Eu trago aqui um pedido de desculpas por esse transtorno e os agradecimentos do governo à Sinobras, que mais uma vez mostrou que a iniciativa privada está sempre disposta a ajudar a população de Marabá, sempre que necessário,” disse ao Blog do Zé Dudu.
Mais cedo, a uma emissora de TV on-line local, ele detalhou que, por determinação do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hanna Ghassan Tuma, estava Marabá, acompanhando a instalação do transformador, a fim de bombear água para a cidade.
“É importante ressaltar que, desde o primeiro dia do ocorrido, no domingo, montamos um comitê de crise na Cosanpa. Viemos acompanhando toda essa situação e a população não ficou desassistida, sendo abastecida por caminhões-pipas nesse período. E hoje, quinta-feira, a água está sendo restabelecida por todos os bairros,” relatou ele.
José Fernando afirmou ainda que também está acompanhando o conserto do transformador e solicitou à empresa que está efetuando o serviço que tudo seja feito com o maior cuidado e com eficiência, para que, quando volte a funcionar e seja novamente instalado, não venha a apresentar defeito tão cedo. Ou para que, quando apresente defeito, a companhia de águas já tenha adquirido outro para substituir.
(Eleutério Gomes – de Marabá, com a colaboração da TV Criativa)