Alepa debate construção de Usina Siderúrgica de Pecém

Continua depois da publicidade

Será realizada na manhã desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a sessão especial que vai debater a construção da usina siderúrgica de Pecém, no estado do Ceará. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Celso Sabino (PSDB) e foi aprovado em caráter de urgência.

No dia cinco de maio, o deputado externou a notícia do financiamento de R$ 2,3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o que causou surpresa e revolta a maioria dos parlamentares.

Na tribuna da Alepa,  Celso Sabino mostrou que cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a construção da Usina Siderúrgica de Pecém (USP), no estado do Ceará, a mais de 1000 quilômetros das minas de ferro localizadas na região sudeste do Pará.

“Nada contra o povo do Ceará, ao governo cearense, mas não podemos ficar de mãos atadas vendo que nossas riquezas serão levadas para outro estado e deixando aqui apenas a degradação ambiental, o buraco sem que nada fique de benefício ao povo paraense que necessita de empregos, principalmente em um momento de crise nacional como este”, disse Celso Sabino à época.

Também cobrou da empresa mineradora Vale e do governo federal uma posição sobre o empreendimento e o arquivamento da construção da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa) que em 2008 foi anunciada que seria instalada no Pará. “O Pará continua sendo lesado em vários setores econômicos e agora mais esse. A Vale pode construir siderúrgica onde bem entender, mas não pode esquecer que é daqui que explora a matéria-prima usada”, desabafou.

Neste encontro os parlamentares serão propostas e cobradas as alternativas para a verticalização da produção mineralógica no Pará e geração de emprego e renda ao povo paraense.

SERVIÇO:
Sessão debate instalação da Usina de Pecém
Data: 13/08/2013
Local: auditório João Batista (Alepa)
Hora: 9h

4 comentários em “Alepa debate construção de Usina Siderúrgica de Pecém

  1. pirilampo apagado Responder

    O PT e seu bando estão saqueando o país,é só no toma lá dá cá,não tem pra ninguém,quando eu olho e vejo o LULa,sarney,barbalho,renan, temer reunidos,segundo eles, para o bem do Brasil,aí é de arrepiar,salve-se quem puder,chegamos ao fundo do poço.

  2. Claudenor Peixoto Responder

    Ta na cara que a Dilma do PT foi quem bancou a ida dessa siderurgica pro Ceará, como o LULA veio aqui lançou a pedra fundamental em Marabá e logo ela assumir tiraram o porojeto daqui? Claro que após essas várias reuniões com o grupo GERDAU tudo mudou… será qual o motivo? o mesmo de sempre PT combina com ganhos e acordos de dinheiro fácil, irrequecimento ilícito, tá ai todos os dias nos telejornais. Eu já sabia que isso tudo foi armado e ficamos de novo só com o apito do trem

  3. VITOR Responder

    Outro li que o Brasil “NÃO TEM MAIS SIDERURGICA QUE PRODUZ TRILHOS”(A CSN PAROU SUA PRODUÇÃO) pensei:há um plano do governo de expandir a malha ferroviária nacional,então porque não alterar o perfil de produção da ALPA e partir para produção de trilhos? Seria uma alternativa ‘a importação de trilhos da CHINA, ou outro pais, geraria empregos aqui , aliado ao suprimento da malha já existente,e forneceria ‘as futuras ferrovias,sem falar em expotação!!!

  4. Antonio Responder

    Parabéns pela iniciativa, o Pará Precisa de pessoas que defendam os interesses do Estado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados