Caso alguém sofra um acidente grave ou passe por outro tipo de situação em que necessite de transfusão de sangue em Marabá, poderá enfrentar um problema sério. É que o Hemocentro Regional de Marabá esta com o estoque bem abaixo do necessário.
A média de transfusões de sangue em Marabá é de 20 por dia. Isso obriga o Hemopa de Marabá a fazer pelo menos 600 coletas por mês para manter esse estoque. Mas as doações de sangue não chegam nem a metade.
Desse modo, todos os tipos de sangue estão em falta na cidade, segundo explica a biomédica do Hemopa, Sandra Moura: “Nosso estoque está baixo desde o Tipo ‘A’ até o ‘A-B’. Pela média de transfusões, que é de 600 por mês, nós teríamos de estar pelo menos nessa média de 500 a 600 coletas por mês, mas a gente está coletando em torno de 200 bolsas. Por isso, qualquer ajuda que vier vai ser bem vinda porque a gente está precisando”.
Quem estiver interessado em fazer doação de sangue deve estar munido de Carteira de Identidade e procurar o Hemocentro Regional de Marabá, na Rodovia Transamazônica, entrada da Agrópolis do Incra, no horário de 7h30 às 12h30. O telefone para contato é o 3312-9150.
Fonte: Marabá Notícias