Por Fábio Relvas
Após quase três meses de competição, a 10ª edição do Campeonato Rural de Parauapebas foi decidida no último domingo (10/12), com uma grande festa no estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão. Caravanas com ônibus levaram as torcidas das comunidades, que estavam envolvidas na grande final, para o centro da cidade. O campeonato reuniu 29 equipes da zona rural, que foram divididas em cinco polos.
O dia começou com a disputa do terceiro lugar com a partida entre Rio Branco e Conquista. O jogo foi bastante acirrado e decidido nos momentos finais. Apesar da torcida do Rio Branco ter comparecido em maior número, quem se deu melhor foi o Conquista. O árbitro Nelson Ned assinalou um pênalti aos 38 minutos da etapa complementar. Anderson, o popular Galego, cobrou bem e abriu o placar. Depois do gol, as duas equipes chegaram pouco a meta adversária. Quem se aproximou mais foi o próprio Conquista, que teve tudo para ampliar com Renato, que na sequência do lance, carimbou a trave duas vezes. Placar final: Conquista 1 x 0 Rio Branco.
Após a disputa do terceiro lugar, a bola rolou para a grande final entre Alto Bonito e Barra do Cedro. Destaque da partida foi o atacante André do Alto Bonito, que estava fazendo grandes jogadas individuais. Mas quem saiu na frente foi o Barra do Cedro. O árbitro Rubevaldo Batista marcou pênalti aos 41 minutos do 1º tempo. Rogério cobrou forte e marcou o gol, 1 a 0, para a festa da comunidade nas arquibancadas do Rosenão.
Na etapa derradeira, o Alto Bonito foi para cima e Igor perdeu um gol feito logo nos minutos iniciais. Luiz deu o troco para o Barra do Cedro e acertou uma cabeçada no travessão. André voltou a aparecer no jogo e chutou para a defesa milagrosa de Rogivan. Mas no lance seguinte, o goleiro Rogivan fez uma lambança e soltou uma bola fácil nos pés de André, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol, 1 a 1, aos nove minutos.
O jogo seguiu equilibrado com as duas equipes criando. Após cruzamento da direita, André sozinho cabeceou para fora. Na última chance da partida, Francinaldo do Barra do Cedro, disparou e a bola caprichosamente acertou a trave. No final, 1 a 1, e decisão nos tiros livre da marca da cal. Na série de cinco cobranças, marcaram para o Barra de Cedro: Damião, Francinaldo, Rogério, Gilson, enquanto que José parou na defesa do goleiro Eguinho. Já o time do Alto Bonito converteu as cinco cobranças com: Yuri, Wanderson, Adriano, Higor e André. Placar final nos pênaltis: Alto Bonito 5 x 4 Barra de Cedro.
Além do título, o Alto Bonito conseguiu ganhar no individual: Eguinho foi o goleiro menos vazado sofrendo apenas cinco gols em toda a competição e o atacante André foi à revelação do Campeonato Rural, sendo destaque em várias partidas, inclusive na final. Enquanto que o atacante Marcelo do Carajás foi o artilheiro isolado com nove gols marcados. Todos os jogadores receberam premiações no final da partida.
“Nós estávamos, há dois meses trabalhando para dá essa alegria, essa festa ao pessoal da zona rural. O Campeonato Rural é uma competição grandiosa, nós estamos na décima edição e essa edição é uma edição especial pelas mudanças que houve, pelas novidades que tiveram, pelas equipes finalistas que chegaram pela primeira vez nessa final e são inéditas, nunca tiveram a oportunidade de jogar no Rosenão, de participar de uma final e semifinal como essa”, afirmou Célia Rocha, coordenadora do Campeonato Rural.