Respeito pelo próximo começa desde pequeno. Por isso, logo às 7h, os alunos do Núcleo de Educação Infantil Edson Pedro da Silva realizaram uma caminhada de conscientização a respeito do autismo. O evento teve como objetivo fortalecer a campanha do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril.
Pais e responsáveis, alunos e servidores caminharam da escola, situada na Avenida São João, no Novo Horizonte 2, até o Centro Administrativo da prefeitura de Canaã. A prefeita Josemira Gadelha e o vice Zito Augusto participaram da ação.
Neste sábado (01), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza uma ação para pessoas com deficiência e familiares que desejam acessar mais informações sobre as neurodivergências. Denominado “Mais informação, Menos Preconceito”, o evento será de 8h às 12h, na Usina da Paz.
A programação contará com café da manhã, entrega de camisetas, dinâmicas, palestras, apresentações culturais, rodas de conversas e muito mais. Além disso, será disponibilizada uma sala de recursos multifuncionais para crianças enquanto os pais participam das atividades e também serviços de emissão de cartão de estacionamento, inscrições para CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), exames de tipagem sanguínea e banho de piscina.
Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo
A data, estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas, procura disseminar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam pessoas neurodivergentes.
Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida.