A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, fez a entrega simbólica de livro didático aos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (08). Entre eles, estava Nelson Dias Paixão, de 61 anos. Ele é o aluno mais velho da modalidade de ensino. “A vida é feito andar de bicicleta. Se parar você cai”, disse Nelson citando a canção “Sem Parar”, do rapper Gabriel O Pensador.
Nelson havia deixado de estudar em 1976, quando foi trabalhar na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, mas nunca perdeu o gosto pelo conhecimento. “Agora estou fazendo curso de elétrica também no IFPA. Ao longo dessa trajetória eu adquiri amizade com muita gente, admiração de professores e de todos”, disse.
Os livros adquiridos, com recursos próprios do município, contemplará os 264 alunos da modalidade EJA, da primeira à quarta etapa, visto que não recebem mais livros por meio do programa nacional do livro didático – PNLD do Governo Federal, desde 2013.
Marcos Jhonny Rodrigues, que era morador da zona rural, também deixou de estudar para trabalhar, aos 16 anos. Hoje, aos 27 anos, aluno da primeira etapa do EJA, ele tem como incentivo para o aprendizado o desejo de ler a Bíblia. Ele recebeu os seus livros diretamente das mãos da prefeita Josemira Gadelha.
Para a coordenadora do EJA, Luceni Lázara, a entrega de livros significa “uma causa social, da mudança do ser humano através da educação”. “Esse material vai facilitar o trabalho dos professores e educandos. Nós que fazemos parte do dia a dia da educação sabemos a importância disso”, disse.
Já a prefeita Josemira Gadelha exaltou os estudantes pelo esforço na superação das dificuldades para seguir estudando. “Vocês estão no caminho certo, do sucesso, pois a educação é a ferramenta que transforma vidas”.
Os livros didáticos são recursos que subsidiam o trabalho pedagógico proporcionando acesso para realização de leitura, prática da escrita e novos conhecimentos.