Com a chegada das festas de final de ano, a economia da cidade cresce, as compras desta época têm um salto considerável e movimentam o comércio. As comemorações e confraternizações, sejam entre familiares ou amigos, ou entre empresas, escolas ou lojas, trazem consigo uma das mais antigas tradições deste período, onde é comum fazer brincadeiras para descontrair e trocar presentes. A brincadeira do amigo secreto ou amigo oculto, como também é conhecida, é a mais tradicional.
Para participar da brincadeira, não há restrição, seja adulto ou criança. Todos podem participar, sendo o mais importante se divertir. O amigo secreto é tradição não apenas no Brasil, mas em vários países pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Espanha.
A brincadeira funciona da seguinte maneira: primeiro, é feito um sorteio com os nomes dos participantes, em que cada um tira o nome de outra pessoa. Mas, o importante é manter segredo até o dia da revelação. Para revelar seu amigo secreto, você pode dar dicas para que os outros possam adivinhar. Por fim, presentes são trocados e todos se divertem bastante.
Como forma de diversão e entretenimento nas festas de fim de ano, o amigo secreto foi ganhando espaço e fazendo sucesso nas ceias natalinas e confraternizações. A brincadeira se popularizou, ganhando outras versões, como amigo chocolate, amigo da onça, amigo elefante branco, etc.
Mas, de onde surgiu a brincadeira? Sua origem é um pouco incerta, porém, há algumas teorias sobre como surgiu. Há três teorias que explicam como o amigo secreto surgiu.
Um dos registros mais antigos relata que a brincadeira começou na Grécia Antiga. De acordo com o narrado pela história, tudo iniciou com o hábito onde os gregos escolhiam por meio de sorteios, pessoas que ocupavam cargos importantes na grande na corte para serem presenteadas, mas, diferentemente dos dias atuais, os presenteados eram apenas as pessoas escolhidas para participarem da brincadeira, não havendo a troca de presentes entre si.
A outra versão para o surgimento do amigo oculto é que a brincadeira teria surgido por meio dos povos nórdicos, também chamados de vikings, no Século VIII. Segundo a lenda, que a troca de presentes surgiu por meios de rituais, onde eles celebraram pactos feitos com seus deuses, o que ocorria ao amanhecer, e simbolizava o fim das cerimônias. Os nórdicos viveram no norte da Europa, entre os séculos VIII e XI.
Mas a origem da tradicional brincadeira não para por aí, há quem defenda que o amigo secreto surgiu nos Estados Unidos, onde os relatos dizem que tudo começou a partir das festas realizadas no final do ano das empresas. E teria se dado, com a troca de presentes entre colegas de trabalho, bem semelhante aos dias de hoje. A prática teria iniciado no Século XX. A iniciativa tinha o objetivo de confraternizar com colegas que muitas das vezes não tinham afinidades. Foi uma forma encontrada pelos norte-americanos de estreitar os laços entre os parceiros de trabalho que ainda não se conheciam.
(Da Redação)