Aos poucos o futebol na cidade de Parauapebas, sudeste do estado, vem retornando a uma possível normalidade e neste sábado (18), uma partida especial marcou o final de semana para o esporte no município. É que a bola rolou no Estádio Castanheirão, na comunidade Palmares Sul, para o jogo beneficente em prol ao tratamento de saúde de Rayto Ribeiro da Silva, o popular Penetra, que está lutando contra a leucemia e precisa realizar tratamento na capital Belém.
O evento promovido pelo time de futebol Amigos da Palmares Futebol Chopp (APFC) teve aproximadamente 50 atletas inscritos, e que conseguiu uma arrecadação de mil reais para custear o tratamento de Penetra. A ideia do jogo beneficente surgiu pelo fato de todos os boleiros da cidade gostarem de Rayto, que sempre comparece em qualquer lugar onde a bola está rolando, sendo em gramados, sintéticos ou nas quadras espalhadas pela cidade, um verdadeiro apaixonado pelo futebol.
“Nós vimos a postagem no Facebook. O Helry e o Penetra tem uma parceria, ele é uma espécie de mascote e está com essa leucemia e a gente optou por fazer esse jogo beneficente que é muito importante, poder está ajudando. Sabemos que aqui na cidade não tem tratamento ideal para o câncer, infelizmente o poder público não consegue colocar e vai ter que ir para Belém, e vamos ter que ajudar. A família é humilde e vamos ajudar da melhor maneira possível e isso é um prazer para nós”, disse Louvanor Santos, atleta do APFC.
Todos os atletas que participaram do evento solidário contribuíram com o valor de R$ 10 para poder entrar em campo e ajudar o amigo Penetra. O amigo Helrison Costa, praticamente um irmão de Rayto, ficou sabendo da doença através de uma tia de Penetra, que comunicou sobre as dificuldades em que seu amigo estava passando e precisando com certa urgência de ajuda para viajar para Belém.
“O Penetra é um cara muito querido pelos boleiros da cidade de Parauapebas e região. Quando coloquei no Facebook apareceu gente de Belém, Maranhão, Minas Gerais, o pessoal que já morou aqui está ajudando. Ele é carismático e aonde vai chama atenção do povo pelo jeito, sua simplicidade, e por gostar de bola também, e ser uma cara especial. Não tenho nem palavras para explicar”, afirmou Helrison.
Por Fábio Relvas