Com uma infraestrutura moderna e processos educativos diferenciados voltados para o ensino da robótica, programação, ciências e plataformas adaptativas de aprendizagem, o Serviço Social da Indústria (SESI/PA) inaugurará, no dia 22 de agosto, duas Escolas SESI de Referência no Estado, sendo uma em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e outra em Marabá, sudeste do Estado.
A partir de uma metodologia baseada em competências STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e ênfase em educação tecnológica, as Escolas SESI de Referência possibilitam que os alunos consigam inovar, trabalhar em equipe e tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia pode ser usada na resolução de problemas do dia a dia da sociedade, subsidiando ainda a escolha de suas carreiras e de seu futuro profissional.
Estrutura – Em Ananindeua, o espaço de referência ficará instalado dentro da Escola SESI, com um total de 724,06 m² de área construída. A obra do espaço contemplou um bloco de seis salas de aula, com capacidade para 40 alunos cada, onde serão ministradas aulas de Robótica, Linguagens, Criação Maker, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza.
Em Marabá, são 1.958,56 m² de área construída. As obras consistem em três blocos térreos, com seis salas de aula, laboratórios. Além disso, foi realizada uma ampliação na Unidade, com a construção de espaço multiuso, passarelas cobertas, área de circulação, bloco de Educação Infantil com piso tátil e um moderno estúdio de Pilates.
De acordo com o superintendente do SESI/PA, Dário Lemos, o ensino promovido nas Escolas SESI de Referência prepara os jovens para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. “Estamos muito felizes em poder implantar em um único dia, duas Escolas SESI de Referência em nosso Estado, porque isso significa que estamos oportunizando mais conhecimento e qualidade de ensino para os filhos e dependentes dos trabalhadores da indústria, e nós entendemos que a educação é o alicerce fundamental para o desenvolvimento desses jovens que precisam estar preparados para os desafios do mundo moderno”, avaliou o superintendente.
Assim como as demais escolas da Rede SESI, as Escolas de Referência terão a grade curricular alinhada ao Novo Ensino Médio com seus ambientes específicos para todas as áreas do conhecimento. “Serão espaços para um ensino inovador e voltado para a educação tecnológica, que são os grandes diferenciais do currículo escolar do SESI. Exemplo disso é que somos pioneiros no uso da robótica educacional, que tem trazido ótimos resultados para o dia a dia dos nossos alunos, promovendo um melhor desenvolvimento acadêmico, cognitivo e no relacionamento interpessoal”, detalha Márcia Arguelles, gerente executiva de Educação do SESI Pará.
A maior rede de educação privada do Brasil, e uma das maiores do Pará, o SESI possui 11 escolas no Estado voltadas para a Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para trabalhadores da indústria e seus dependentes. No Pará, o SESI foi pioneiro também na implantação do Novo Ensino Médio, com a primeira turma formada em 2021.