Numa entrevista coletiva realizada às 10 horas desta quarta-feira, dia 28 de março, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, anunciou a programação de aniversário da cidade, que vai se estender durante todo o mês de abril, embora a data comemorativa seja dia 5. O fato que chama a atenção na programação e que mais se repete é a participação de grupos folclóricos locais, principalmente bois-bumbás e quadrilhas juninas, que foram valorizados: ao todo são seis participações de grupos diferentes nos três primeiros dias.
A programação inicia logo no dia 1º de abril, sábado, com apresentação do Boi Bumbá Estrela Dalva, Grupo de Tradição Popular Mayrabá e Quadrilha Fogo no Rabo. Todos os shows e apresentações artísticas vão acontecer na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.
No dia 2, haverá inauguração da Escola Cristo Rei e shows artísticos com Boi Bumbá Rei do Campo, Studio de Dança Flávio Fernandes e apresentação da Quadrilha Amor Perfeito.
No dia 3, o Boi Bumbá Flor do Campo abre as apresentações da noite, com participação da Cia de Dança Yaguara e Quadrilha Gigante do Norte.
No dia 4, véspera do aniversário de Marabá, a programação começa com inauguração da Escola Francisco Coelho, apresentação do DJ Miguel Ângelo, show com Dedê Alves, queima de fogos e show nacional com Naiara Azevedo.
No dia 5, a programação será longa e em diversos locais. Logo às 6h10 ocorre alvorada com queima de fogos no bairro pioneiro da cidade (Cabelo Seco); apresentação da Banda Municipal, café da manhã com a comunidade, com direito a bolo de aniversário da cidade e parabéns pra vocês; apresentação da Banda Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura; entrega de veículos para a Guarda Municipal, DMTU e coleta de lixo; inauguração da Feira Coberta da Avenida Getúlio Vargas; e inauguração da Praça do Idoso.
Já à noite, haverá reinauguração do estádio Zinho Oliveira com a final da Copa Municipal de Futebol Amador; programação cultural SESC/rodas e fitas e Tirilipa Show e Cia; show com a Banda Doksologia; Instrumental Assembleia de Deus Missão de Marabá; show com Gustavo Henrique; e encerramento com apresentação da banda nacional Som e Louvor.
No dia 6, a programação recomeça com inauguração da Escola Fé em Deus, em Morada Nova; missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Vital Corbelini; apresentação de Erivan Santis e show com a banda Som de Santidade, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
Dia 7, sábado, apresentação artística com DJ Ulysses, seguida por show com Jefferson e Gabriel e posteriormente Júlio César e banda. O encerramento da noite será com a banda Forró do Bacana, de Belém.
Do dia 13 a 15 de abril, a Fundação Casa da Cultura de Marabá vai realizar a tradicional Exposição de Orquídeas no Shopping Pátio Marabá. Encerrando a programação, do dia 27 de abril a 6 de maio será realizada a 1ª Feira do Livro do Pará, tendo como palco o espaço de eventos do Centro de Convenções Carajás.
Durante a entrevista coletiva, o prefeito Tião Miranda esteve acompanhado de vários secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vale. O gestor disse que a cidade merece uma extensa programação e também entrega de obras para melhorar a autoestima de todos.
Uma das novas obras será a Feira Coberta da Avenida Getúlio Vargas, um pedido dos feirantes e que está sendo atendido pela gestão municipal. “Temos ainda muitas obras em andamento que serão entregues nas semanas seguintes. Só na educação estamos investindo cerca de R$ 30 milhões entre construção e reforma de escolas”.
Indagado pela Reportagem do blog sobre um “pacotão” de asfalto de ruas que está sendo preparado para o verão deste ano, o prefeito reconheceu que vai melhorar as condições de trafegabilidade e também de qualidade de vida dos marabaenses.
Ele não soube precisar a quantidade de ruas e quantos quilômetros vão abranger ao todo, se limitando a informar sobre a liberação de recursos com empréstimo da Caixa, com valor superior a R$ 40 milhões, além de outro pacote em parceria com a mineradora Vale e terceiro com recursos próprios. “No verão, vamos transformar as ruas de nossa cidade em canteiro de obras”, avisou.