O mês de fevereiro ganhou um dia a mais em 2016 e, para celebrar esse “dia extra”, uma divertida animação é tema do Doodle do Google desta segunda-feira (29). O Google Doodle é a versão modificada do logotipo do Google, usado especialmente para feriados, aniversários de pessoas famosas e importantes eventos.
A ilustração traz três coelhinhos. Dois estão deitados, o “28″, referindo-se a 28 de fevereiro, e o “1″, de 1º de março. Do lado de fora, o “29″ pula no meio dos dois e se espreme ali entre eles, representando o 29 de fevereiro.
Conforme o Google, o conceito usado no Doodle, do coelhinho pulando, ocorre em função do nome dado ao dia 29 de fevereiro em inglês: Leap Day, que quer dizer “Dia do Pulo”.
A maior rede social do mundo, o Facebook, também lembrou os usuários que essa segunda-feira é dia 29 de fevereiro. “A cada quatro anos, fevereiro tem um dia a mais. Aproveite-o!”, alertou a rede social.
366 dias
O ano bissexto tem um dia a mais do que os anos normais, de 365 dias, e ocorre a cada quatro anos. A razão é simples: manter o calendário anual ajustado com o período de tempo levado para que se conclua o movimento de translação da Terra.
O que acontece é que o planeta demora aproximadamente 365,2422 dias solares para o movimento de translação se completar. Porém, um ano tradicional no calendário possui apenas 365 dias. Sendo assim, a cada ano, sobram 0,2422 dias, cerca de 5h48m46. Ao fim de quatro anos, se arredondarmos, chegamos a 24 horas.
Portanto, são essas horas que compõem o dia 29 de fevereiro no Calendário Gregoriano, criado pelo Papa Gregório XIII, em 1852. Foi a partir de estudos ordenados por ele que o modo atual dos anos bissextos surgiu.