Brasília – Num twitte em sua conta pessoal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na biblioteca do Palácio da Alvorada, ao lado do governador Helder Barbalho (MDB) e do chanceler Mauro Vieira, a cidade de Belém, capital do Pará, como a sede da COP 30 — Conferencia das Partes, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada em 2025.
A candidatura brasileira foi aceita na semana passada pelo Grupo de Estados da América Latina e Caribe (Grulac, na sigla em inglês). Como a região tem a preferência para sediar a COP30, o endosso ao Brasil confirma a realização do evento em Belém.
O chanceler Mauro Vieira detalhou: “A COP será em novembro de 2025. A sede foi proposta pelo presidente Lula ainda como presidente eleito em novembro passado, na última reunião da COP no Egito, na cidade de Sharm El-Sheik. Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”, considerada a porte de entrada da Amazônia.
“Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um Estado da nossa Amazônia”, afirmou o presidente. Belém também será sede da próxima cúpula dos países amazônicos, confirmada para acontecer em agosto.
Lula perguntou, em tom de brincadeira, a Helder, “o estado está preparado?”.
O governador paraense respondeu: “Queria festejar em nome do povo do Pará, claro, de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”.
“O estado do Pará, Belém, estarão ávidos a receber a todos, e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o planeta, mas, por outro lado, também, a construção do desenvolvimentos sustentável em favor da nossa região.”
Helder encerrou agradecendo exprimindo “a gratidão do povo do Pará ao governo federal e ao seu governo”, cumprimentando o presidente.
Lula disse que uma coisa importante que convenceu as pessoas a aprovar o estado do Pará, “é que eu dizia que eu já participei de COP no Egito, eu já participei de COP em Paris, já participei de COP em Copenhague, e o pessoal só fala da Amazônia. Só fala da Amazônia. Então, eu dizia por que, então, não fazer a COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia”.
No mesmo raciocínio, Lula emendou: ”Para vocês verem o que são os rios da Amazônia, para vocês verem as florestas da Amazônia, para você ver a fauna da Amazônia, e eu acho que é importante. E, pessoal, se preparem porque vai ter gente do mundo inteiro, vai ter muitos governantes e vai ter muita gente do mundo inteiro, que vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, apostou o presidente.
“Eu estou convencido, Helder, que vai ser um grande evento, e eu quero que você saiba que o governo federal estará à sua disposição para ajudar naquilo que for necessário porque é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. E como o povo do Pará é um povo alegre, é um povo festeiro, é um povo muito competente, eu tenho certeza que o povo do Pará vai encantar o mundo que comparecer em 2025 para participar da COP”, concluiu Lula.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.