Com mais de 500 atendimentos realizados mensalmente, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jacundá comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com uma programação voltada a sensibilizar a sociedade e arrecadar recursos para manter a prestação de serviços para 141 pacientes.
Marta Ribeiro, coordenadora da instituição, explica que a Semana Nacional é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, por todas as Apaes do Brasil e este ano traz como tema: “Transformar conhecimento em ação”.
“É um momento de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente, em igualdade de condições, com as demais pessoas. E também, buscar a garantia dos direitos assegurados pela LBI – Lei Brasileira de Inclusão”, afirma ela.
A Apae de Jacundá está atendendo 141 pacientes. E mensalmente faz 524 atendimentos nas áreas de assistência social, educação e saúde. Nesta semana foi realizada uma blitz na Avenida Cristo Rei, com distribuição de panfletos e adesivos, sobre a importância da entidade para o município. Os vereadores aprovaram a doação de um terreno para a construção da sede da Apae e aprovaram o título de Utilidade Pública Municipal.
Para auxiliar a entidade, a diretora está promovendo ação beneficente com leilão on-line e sorteio de prêmios, a fim de angariar recursos para manutenção dos atendimentos. “Toda ajuda é importante para nós”, destaca.
(Antonio Barroso)