A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), publicou o estudo de Acesso a Mercado – Cacau, seus derivados e Chocolate, com foco em Chile, Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e Uruguai, países selecionados com ajuda dos empresários por meio da metodologia de priorização de mercado conduzida pela Agência, que engloba análises quantitativas (dados de fluxos de comércio, dados macroeconômicos e dados setoriais) e qualitativas (que reflete a percepção de especialistas no setor).
O estudo contém uma análise de comércio dos produtos de cacau e chocolate, mostrando o valor e crescimento em cada mercado e busca responder perguntas sobre imposto de importação de produtos selecionados e exigências que o exportador deve cumprir para conseguir exportar. Um ponto de destaque é o capítulo dedicado a programas de qualidade e certificação de sustentabilidade, que ajudam o exportador acessar mercados mais exigentes, como o europeu.
São igualmente abordadas mudanças recentes na legislação de produtos alimentícios com alto teor de gordura, açúcar e sal que podem afetar as exportações e barreiras impostas como a proibição do uso de lácteos em produtos compostos como o chocolate na União Europeia e Reino Unido também estão sendo tratadas.
Segundo a Apex, ao final da leitura, o produtor empreendedor saberá:
– Qual é o imposto aplicado aos produtos selecionados nos mercados em destaque?
– Quais exigências o exportador deve cumprir para conseguir exportar?
– Quais certificados o exportador ou o produto deve possuir?
– Quais outros requisitos relevantes de acesso são exigidos no mercado de destino?
Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui e siga as instruções.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.