Enquanto o foco da maioria das pessoas neste final de setembro são as eleições municipais, que acontecem no próximo dia 6 de outubro, os fiéis já começaram a contagem regressiva para o 44º Círio de Marabá. Os organizadores já preparam os últimos detalhes para a festa que celebra a santa padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré.
A ocasião tem sido fortalecida por outro evento, que já está com os preparativos prontos: o Círio das Artes. Em sua terceira edição, promove a evangelização por meio da música, dança e outras linguagens artísticas, antecedendo a procissão do dia 20 de outubro, no terceiro domingo do mês.
Neste ano, pela primeira vez, acontece também a Exposição Sacra, que apresenta elementos visuais e táteis, com peças iconográficas e registros artísticos que remetem às origens da fé católica no município de Marabá, com destaque para a devoção a São Félix de Valois e Nossa Senhora de Nazaré.
A exposição acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, das 9h às 20h, na Praça Duque de Caxias, em frente ao Museu Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. Nela, o público poderá conferir peças do acervo do Círio de Marabá, que preserva 44 anos de história do evento, incluindo artefatos como a corda do Círio.
“Vamos oferecer belas homenagens à Rainha da Amazônia. É um momento de reflexão e harmonia espiritual”, sintetiza Melquiades Justiniano da Silva, coordenador cultural do evento.
PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO DAS ARTES
A partir das 18h30 do dia 18 de outubro, a Paróquia São Francisco, no Núcleo Cidade Nova, recebe o espetáculo da Banda de Música da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com os cantores líricos Patrícia Oliveira, Junior Oliveira e Sarah Maria, acompanhados pelo Grupo Pirucaba Jazz.
Às 20h, acontece a abertura da 1ª Exposição Sacra, com apresentações de Patrícia Oliveira, Ruanna Ly, Márcio Freire, Nilva Burjack e Nenzinha de Oliveira.
No dia seguinte (19), o evento será na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir das 17h30, com a Banda da 23ª Brigada e o dueto de Patrícia Oliveira e o tenor Márcio Faria. Outros artistas como Junior Oliveira, Sarah Maria, Nilva Burjack, Ruanna Ly e Nenzinha de Oliveira também se apresentarão.
A Banda da 23ª Brigada se apresenta mais uma vez no último dia do Círio das Artes (20), às 7h30, na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 9h30, haverá uma missa campal, celebrada por Dom Vital Corbellini e Padre Ademir Gramelik, em frente à prefeitura, na Folha 31, Nova Marabá.
Às 11h30, Junior Oliveira, Sarah Maria, Nilva Burjack, Ruanna Ly, Nenzinha de Oliveira, Patrícia Oliveira e Márcio Freire encerram o evento com mais uma apresentação.
O Círio das Artes busca fortalecer a chegada do Círio e valorizar os artistas regionais e de outras cidades como Belém e São Paulo. Em torno de R$ 230 mil serão destinados aos artistas.
MOMENTO ESPECIAL
Durante a abertura da Exposição Sacra, será realizada uma homenagem ao Padre Fabrício Rodrigues, que estaria presente no evento, mas faleceu recentemente, vítima de um acidente de trânsito. “Padre Fabrício abriria essa ação artística. Agora, prestamos nossa homenagem a ele,” confirma Melquiades.
Além dos artistas regionais, atrações nacionais como Lucinha Bastos e Liah Soares também se apresentarão no palco do Círio das Artes 2024.
RECÍRIO
Nos dias 25 e 26 de outubro, a comunidade católica poderá participar do Recírio, que será realizado na Praça do Santuário de Nazaré, no Núcleo Nova Marabá, a partir das 21h30. O evento trará mais momentos de conexão com Nossa Senhora de Nazaré por meio das canções católicas