Após a Azul, a empresa aérea Latam, apresentou primeira aeronave temática da empresa dentro da iniciativa “Conheça o Brasil Voando”, programa de estímulo ao turismo aéreo do Ministério do Turismo. O jato traz logomarca da iniciativa para estimular que cada vez mais brasileiros conheçam o país. A companhia aérea informou que iniciará programa de stopover em quatro novos destinos, a partir de março: Belém, Manaus, Recife e Curitiba.
O evento, em São Paulo na segunda-feira (19), apresentou a primeira aeronave da Latam adesivada com a marca da iniciativa “Conheça o Brasil Voando”. Durante visita ao hangar da companhia, foi anunciado a oferta de stopover — serviço que proporciona ao usuário adicionar uma parada de até dois dias num destino previamente listado sem custo adicional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, acompanhado do deputado federal pelo estado de São Paulo Fernando Marangoni foi recebido pela diretora de venda e marketing da empresa, Aline Mafra. “A semana começa com boas notícias para o turismo nacional, que tem muito a ganhar com a promoção de seus destinos e também com o aumento da conectividade e implementação do stopover, incentivando que cada vez mais brasileiros e estrangeiros conheçam nossas belezas. As parcerias das empresas aéreas são fundamentais na missão do Ministério de ampliar o número de viajantes pelo nosso incrível país”, afirmou Celso Sabino.
A expectativa do Ministério do Turismo é de que pelo menos 10% da frota das empresas aéreas que aderiram a ação sejam adesivadas com destinos nacionais, divulgando os atrativos e impulsionando as viagens.
Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil (estatal) que oferece crédito a correntistas para turismo.
Outra aposta do ministro Celso Sabino para estimular o turismo interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.
O Ministério do Turismo e a empresa aérea Azul apresentaram também na segunda-feira (19), em evento no hangar da companhia em Campinas (SP), a primeira aeronave temática da empresa dentro da iniciativa “Conheça o Brasil Voando”, plotado com temáticas que remetem à cultura do Pará. O ministro do Turismo, Celso Sabino, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do CEO da companhia aérea Azul, John Rodgerson, destacaram que o objetivo é estimular, cada vez mais, que os brasileiros conheçam o país.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.