Após greve, Unifesspa tem novo calendário para volta às aulas

Foram mais de 100 dias de paralisação. Muitos estudantes voltaram para suas cidades à espera do retorno das atividades

Continua depois da publicidade

Após mais de 100 dias de paralisação dos servidores e professores na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na última quinta-feira (4) o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) definiu o novo calendário acadêmico para o ano vigente.

O calendário atualizado tem como planejamento iniciar o segundo semestre no dia 29 de julho, se estendendo até 28 de setembro. O terceiro semestre – 2024.4 – será entre 24 de outubro a 22 de fevereiro de 2025.

As pausas entre os períodos foram fechadas para de 29 de setembro a 20 de outubro, e o recesso de final de ano de 22 de dezembro a 12 de janeiro.

RELEMBRE

A greve teve início no dia 15 de abril, com a paralisação de técnicos, administradores e também dos docentes da universidade. No dia 16 de março, o calendário foi suspenso de forma generalizada.

Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos do Ensino Superior (Fasubra), a paralisação ocorreu devido à redução dos investimentos das universidades, como também a falta de reestruturação do plano de carreira e os desgastes salariais.

A nova atualização foi realizada, após reuniões para ouvir representantes do corpo social do campus. Depois da escuta do corpo social, os conselheiros votaram pela proposta do Comando Local de Greve, atualizando o novo calendário acadêmico com as novas datas.