Apreensão gigante expõe rota do tráfico em Marabá

A localização geográfica do município, que liga a BR-153 à BR-230 (Transamazônica), é o que o facilita parte do trajeto desses entorpecentes

Continua depois da publicidade

Os mais de 300 quilos de drogas (cocaína, crack e maconha) apreendidos em Marabá na tarde de segunda-feira (29) revelam que o município é estratégico para o tráfico de drogas. A cidade funciona como ponto de recebimento e distribuição de carregamentos de entorpecente em grande escala. A afirmação foi feita pelo delegado Vinícius Cardoso das Neves, superintendente regional de Polícia Civil, que chefiou a operação.

“Marabá hoje funciona como rota de passagem de grande parte do entorpecente que atende a região centro-oeste e sudeste do Estado. Além do que, Marabá tem o seu mercado consumidor desse produto ilícito”, explica o policial.

A localização geográfica do município, que liga a BR-153 à BR-230 (Transamazônica), é o que o facilita parte do trajeto desses entorpecentes. Além disso, a recente pavimentação da BR-163 (Santarém a Cuiabá) também tem atraído a alta movimentação de tráfico devido à falta de fiscalização.

Mas as possibilidades não se resumem apenas a esses trechos, até mesmo através de barcos, pela região de Santarém, com origem no Peru e Bolívia, as drogas passam por Marabá.

“Todas essas rotas estão sendo investigadas, inclusive por meio de compartilhamento de informações entre a Polícia Civil paraense e as polícias civis do Estados que fazem limite como Pará”, explica Cardoso Neves.

APREENSÃO E PRISÃO

Na operação desta segunda-feira, que contou com a atuação de policiais da Superintendência Regional do Sudeste Paraense (10ª RISP) e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) Marabá, foi preso em flagrante Paulo da Cruz Costa, de 48 anos. Com ele foram apreendidos mais de 300kg de drogas, avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão. Paulo já cumpriu pena pelos crimes de roubo e estelionato.

Após dois meses de investigação, produção de relatórios e diversas ações operacionais em campo e de inteligência, as equipes conseguiram identificar que, na data de ontem, o alvo estaria circulando em um veículo com drogas dos mais variados tipos.

Em dado momento, o alvo foi avistado em seu veículo chegando a um imóvel e recebeu ordem de parada, contudo, empreendeu fuga em direção a sua residência.

Na sequência, os agentes policiais foram em sua perseguição e, dentro do imóvel, foram encontrados mais de 300kg de drogas dos mais variados tipos, entre os quais maconha, cocaína e crack, bem como apetrechos para embalo e preparo.

Grande parte da droga estava em uma quitinete na Avenida Simplício Costa, Bairro Novo Horizonte (Núcleo Cidade Nova).