Aprovada a criação de uma nova Zona Eleitoral em Parauapebas

Continua depois da publicidade

O processo nº 9-17.2010.6.14.0000, que teve como relator o Juiz André Ramy Pereira Bassalo, e que trata do pedido de criação de mais uma Zona Eleitoral no município de Parauapebas, foi DEFERIDO  pelo TRE-PA. Agora, a criação da nova Zona Eleitoral está  condicionada à posterior aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral. O pedido foi deferido por unanimidade pelo juízes membros do TRE-PA, nos termos do voto do relator.

A criação de uma nova Zona Eleitoral em ano eleitoral não é consenso entre os membros do TSE, todavia, para as próximas eleições municipais (2012), Parauapebas já deverá contar com duas Zonas Eleitorais.

O pedido de criação de uma nova Zona Eleitoral para o município de Parauapebas foi encaminhado ao TRE-PA pela MMª Juíza Eleitoral de Parauapebas, Drª Eline Salgado, que devido ao crescente número de eleitores ( que em 2010 deverá ser fechado com um número bem próximo a 100 mil eleitores, só em Parauapebas) viu a necessidade da instalação de uma nova Z.E. no município. Por falar na magistrada, ela deverá ser substituída do comando eleitoral no próximo mês, em cumprimento  ao rodízio biênio de Juízes Eleitorais, de acordo com as normas do TSE em vigor.

Canaã dos Carajás

O pedido de criação de uma Zona eleitoral em Canaã dos Carajás, cujo cartório eleitoral está incluído na 75ª Zona – Parauapebas – foi INDEFERIDO, fato que mantem Canaã dos Carajás na 075ª Z.E. Canaã deve fechar o ano com aproximadamente 21 mil eleitores.

[ad code=1 align=center]