Aprovado em comissão, projeto que cria a Rota Turística e Cultural das Origens Amazônicas

Proposta é de autoria do deputado Cássio Andrade e foi relatada pelo deputado Cristiano Vale
Cristiano Vale: riqueza gerada pelo ecoturismo pode superar a da indústria

Continua depois da publicidade

Brasília – O Projeto de Lei 5709/2019 de autoria do deputado Cássio Andrade (PSB-PA) e relatado pelo deputado Cristiano Vale (PL-PA), que cria a Rota Turística e Cultural das Origens Amazônicas, destinada a incentivar a divulgação, a conservação e o aproveitamento ecoturístico da região, foi aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (23).

No texto do relator foi destacado que a Amazônia possui potencial não aproveitado para a economia do turismo. “Estudos indicam que a geração de riqueza pelo ecoturismo em grande escala pode superar em muito aquela proporcionada pelas indústrias madeireiras, agrícolas ou de mineração”, afirmou Vale.

Conforme o projeto, a rota congregará regiões turísticas já identificadas no Mapa do Turismo Brasileiro e contará com o apoio dos programas oficiais de fortalecimento da regionalização do turismo.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, se aprovado segue para o Senado.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.