PDC-00159/1992 – Dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás, nos termos do artigo 49, inciso XV, da Constituição Federal.
Ao término de cada legislatura (quatros anos), o Regimento Interno da Câmara dos Deputados determina o arquivamento de todas as proposições que tramitam na Casa. Mesmo que o parlamentar seja reeleito, a Mesa Diretora da Casa só desarquiva as proposições mediante o protocolo de um requerimento de desarquivamento.
-
08/02/2011- Apresentação do REQ 226/2011, pelo Dep. Giovanni Queiroz, que solicita o desarquivamento de proposição.
Uma vez atendido o pedido, o projeto do plebiscito do Carajás aguarda, tão somente, a última etapa de votação em Plenário que apreciará o mérito da matéria, exigindo para sua aprovação, maioria simples.
Segundo o deputado federal Giovanni Queiroz (líder do PDT na Câmara dos Deputados), a matéria deve entrar em votação até o mês de abril, após um amplo consenso entre os partidos políticos.
Fonte: ASCOM/Dep. Fed. Giovanni Queiroz
[ad code=4 align=center]
1 comentário em “Após desarquivamento, projeto do plebiscito do Carajás aguarda última etapa de votação”
A criação do ESTADO DE CARAJÁS será muito importante, desde de que, as verbas arrecadadas pelo estado (que serão bem pomposas), sejam realmente aplicads naquilo q essa região tão carente precisa. Ou seja, educação, segurança, infra-estrutura, dentre outras áreas bem carentes desta região. Amo o Pará e torço pela criação do estado de CARAJÁS, mas, pesso a Deus, que coloque no poder deste estado, pessoas compromissadas com o bem estar de todos (e não de sí próprio).