A cidade de Parauapebas, sudeste do estado, teve dois clubes representantes na disputa da Segundinha do Parazão 2020: Clube Atlético Paraense e Parauapebas Futebol Clube, ambos sendo eliminados pelo meio do caminho. O CAP ainda conseguiu chegar até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Sport Real, de Belém, com duas derrotas. Já o PFC não conseguiu avançar nem da primeira fase.
Se os clubes do município estão fora da disputa do certame, a arbitragem de Parauapebas segue representando bem a cidade. O árbitro Jânio Balzac Pereira, 40 anos, e o assistente Isael da Silva, 36 anos, estão na escala da partida entre Gavião Kyikatejê e São Francisco do próximo sábado (12), às 9h30, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, valendo pelo jogo de ida das semifinais da Segundinha do Parazão.
“A expectativa é muito grande de a gente atuar nas semifinais da Segundinha do Parazão. Nós sabemos que tem muita gente boa no estado e estamos fazendo um bom trabalho e vim em uma semifinal, não tem coisa melhor. O importante é que eu estou muito feliz pela oportunidade de chegar em uma semifinal da Segundinha e trabalhar para chegar na final, só depende da gente de fazer um bom trabalho e coroar com a decisão, se Deus nos permitir”, afirmou Isael da Silva, que será o assistente dois do confronto, chegando ao quarto jogo nesta Segundinha do Parazão.
O árbitro central da partida será o experiente Jânio Balzac Pereira, que já apitou diversos jogos importantes em sua carreira profissional. Balzac é natural da cidade de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, que fica a 70 km da capital Natal, mas radicado no estado do Pará há mais de 20 anos. O árbitro de Parauapebas sabe do trabalho que foi desenvolvido durante toda a competição e por isso sente-se preparado para a semifinal.
“É fruto do trabalho que a gente vem realizando de longa data. É aquela história, Deus sempre ajuda aqueles que fazem por onde. A gente fez a nossa parte e agora graças a Deus estamos colhendo o resultado. A expectativa é melhor possível de ir lá e fazer o que a gente fez o campeonato todo, graças a Deus fizemos bons jogos e esse jogo veio para mostrar que estávamos credenciados, que fizemos um trabalho, assim como o pessoal da capital, não deixamos a desejar e fizemos o melhor possível”, ressaltou Jânio Balzac Pereira, que vai para o seu quinto jogo na edição desta Segundinha do Parazão.
A escala foi divulgada na tarde desta quinta-feira (10) pela Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol, que conta com Lúcio Ipojucan da Silva Matos, como presidente. Além de Jânio Balzac Pereira, como árbitro central, e Isael da Silva, como assistente dois, a partida vai contar também com Raimundo Dácio Silva da Costa, de Belém, como assistente um, e Elerson Fernandes da Silva, mineiro que atua na arbitragem de Marabá, sendo o quarto árbitro.
Por Fábio Relvas