Mais um nome da arbitragem de Parauapebas, sudeste do Pará, está surgindo para o futebol profissional. Trata-se do árbitro central Weverton Vieira da Silva Souza, de 30 anos, natural do município e que agora está apto para atuar no quadro da Federação Paraense de Futebol (FPF). Weverton realizou o curso de arbitragem durante seis meses em Belém, onde foi aprovado em testes físicos e em três provas teóricas.
“A expectativa é ótima, me sinto pronto para atuar nas competições paraenses, botar o que aprendi em prática. É uma emoção muito grande quando estou em campo atuando, me sinto honrado e grato a Deus por tudo que vem acontecendo em minha vida, pelos aprendizados, conhecimentos e o que tenho vivido nas minhas aulas em Belém. Tenho ótimos professores e eles sempre atenciosos em passar conhecimentos, tanto no físico, como na teoria. Grato por tudo,” afirma Weverton.
O árbitro que vai atuar como central passou seis meses indo todas as sextas e voltando aos sábados de Belém para poder participar do curso de arbitragem. Ele se formou no último dia 16 de maio, quando recebeu seu certificado em uma festa realizada para homenagear os novos formandos. Depois de muito esforço, o profissional agora está apto para atuar em jogos das categorias de base e partidas profissionais organizadas pela FPF.
“Foi um sonho meu que eu queria realizar. Eu amo a arbitragem e sempre busquei conhecimento e essa escola de árbitro, em Belém, eu não poderia perder essa oportunidade. Em 2022, teve a escola em Marabá, mas eu não pude fazer por questões de trabalho e aí apareceu essa escola em Belém,” diz o novo árbitro.
Jânio Balzac Pereira, que também é do quadro da FPF e presidente da Comissão de Arbitragem de Parauapebas, se diz orgulhoso do novo árbitro. Balzac já atuou em diversas competições promovidas pela Federação Paraense de Futebol, tanto nas categorias de base, como em jogos profissionais.
“Parabéns, Weverton por sua conquista. Sei que não foi fácil, mas você foi lá e fez. Provou que quando se quer, não se dar desculpas. Você representa todos os árbitros e árbitras do interior que lutam por aquilo que acreditam. Um forte abraço e toda a Comissão de Parauapebas está muito orgulhosa e honrada com sua conquista. Agora, árbitro profissional,” declara.
Com a entrada de Weverton Vieira, já são sete profissionais da cidade de Parauapebas aptos para arbitrar no quadro da FPF, somando três árbitros e quatro assistentes. Dentre os auxiliares está Thânia Lopes da Silva, que já faz parte do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Recentemente, a profissional esteve atuando na Copa Verde, na ocasião da partida entre Cuiabá-MT e Porto Velho-RO, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Por Fábio Relvas