O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, publicou neste sábado (5), um vídeo onde se pronuncia sobre as acusações que diz ser “de imoralidade” contra ele. A investigação que ocorre sob segredo de justiça reúne relatos de supostas vítimas de assédio sexual, segundo informações obtidas dentro da Igreja. O caso está sendo acompanhado pelo Vaticano, que enviou um representante até a capital paraense.
No vídeo, Dom Alberto Taveira diz que, como pastor da Igreja de Belém, tem o dever de comunicar e esclarecer os fatos que está vivenciando nos últimos dias. “Penso não ter direito de me omitir perante o povo de Deus e nem perante a qualquer outra pessoa sobre as acusações de imoralidades contra o arcebispo de Belém,” ressaltou.
O Arcebispo não dá detalhes sobre a denúncia, mas reclama que não foi ouvido. “Digo a vocês que recebi com tristeza, há poucos dias, a informação de procedimentos investigativos com graves acusações contra mim, sem que eu tenha sido previamente questionado ou ouvido ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esse pretensos fatos postos nas acusações”.
Dom Alberto diz ainda que os acusadores teriam procurado a imprensa sem antes os fatos terem sido apurados. “Mais perplexo fico ao tomar conhecimento das origens de tais acusações, bem como os motivos apresentados. Lamento que os pretensos acusadores tenham optado pela via escandalosa, com circulação de notícia da mídia nacional, sem as devidas apurações dos fatos, ao que tudo indica, visando causar danos irreparáveis a minha pessoa e provocar abalo na Santa Igreja”.
No final do vídeo, o Arcebispo diz que confia na justiça brasileira para esclarecer as falsas acusações e está disponível para colaborar com as autoridades eclesiásticas e civis. “Com a consciência tranquila enfrentarei as calúnias, difamações e injúrias contra mim na esperança que ao final reduza a verdade. Adianto que tudo está sendo acompanhado adequadamente pela Santa Sé,” explica o Arcebispo.
Questionada sobre as acusações, a Arquidiocese de Belém, através de e-mail encaminhado ao Blog Zé Dudu, não confirma as denúncias de assédio sexual, mas ressalta que todas as informações estão no pronunciamento do Arcebispo, na página oficial da Arquidiocese de Belém.
Uma carta foi encaminhada aos sacerdotes da Arquidiocese, onde o Arcebispo também se pronuncia sobre as acusações. Confira abaixo a carta na íntegra:
[pdfviewer width=”100%” height=”600px” beta=”true/false”]https://www.zedudu.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Carta-aos-Sacerdotes-05.12.pdf[/pdfviewer]
Perfil
Dom Alberto Taveira Corrêa é Arcebispo Metropolitano de Belém.
Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, também é apresentador de programas na TV e Rádio e articulista de diversos meios impressos e on-line, autor da publicação anual do Retiro Popular.
Enquanto padre exerceu seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG: Reitor do Seminário, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pároco em várias Paróquias, Vigário Forâneo, Vigário Episcopal para a Pastoral e Capelão de Hospital.
Foi Bispo Auxiliar de Brasília, membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino – Americano – CELAM. Tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas – TO. Atualmente o décimo Arcebispo Metropolitano de Belém.
Por Dayse Gomes