Artigo: BBB 11 despenca na audiência. Será o último ?

Continua depois da publicidade

Por Altamiro Borges * – Adital

Segundo a coluna “Outro Canal”, da Folha, a 11ª edição do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, registra a pior média de audiência do reality show ao longo dos últimos anos. Apesar de ser veiculado após a novela “Insensato Coração”, que se mantém na casa dos 32 pontos do Ibope, o BBB-11 teve abrupta queda de telespectadores e registrou média de 25,7 pontos de audiência.

A decadência do programa apavora a família Marinho e anima os concorrentes. O Portal R7, da TV Record, observa que a queda de audiência hoje é mais acelerada. “Na quinta edição do BBB o programa bateu em média 50,3 pontos nas quatro primeiras eliminações, enquanto nesta 11ª temporada o índice ficou em 25,7 pontos… A queda foi gradativa com o passar dos anos”.

Alegria e lucro dos concorrentes
Na sexta edição, em 2006, o BBB registrou 45,2 pontos em média nas primeiras eliminações. Já no ano seguinte, ficou em 40,8 pontos. Entre 2008 e 2010, trafegou na faixa dos 30 pontos – 38,7 em 2008, 32,5 em 2009 e 30,9 em 2010. E neste ano foi para a zona dos 20 pontos pela primeira vez. A Rede Record não esconde sua felicidade com o abalo na hegemonia da TV Globo:

“As outras emissoras têm lucrado com a queda de números do BBB. A Band aumentou sua audiência média às terças-feiras de 1,9 ponto em 2005 para 3,6 em 2011 – crescimento de 89,4%. Já a Record teve aumento de 157,69% nos números – pulou de 5,2 pontos em 2005 para 13,4 neste ano”. O crescimento da audiência resulta em mais publicidade e mais lucros!

Big Brother “é um grande desserviço”
O alto comando da TV Globo já teria sentido o baque, orientando seus subordinados a “apimentarem” ainda mais o BBB. Novas baixarias, que estimulam os piores instintos humanos, devem pintar na telinha desta concessão pública. Segundo o Jornal do Brasil, “a situação do reality show continua alarmante e o sinal vermelho voltou a tocar no Projac… Mesmo com as tentativas de inovação, a décima primeira edição do programa anda fria e marcando a pior audiência do reality desde as primeiras semanas”.

Em recente entrevista ao portal Terra Magazine, o subprocurador-geral da República, Aurélio Rios, informou que o Ministério Público Federal está monitorando o BBB-11. “Achamos que (a atração) é um grande desserviço e serve muito à deseducação. Não estimula a criação, o princípio de solidariedade, os valores éticos”, explicou. Para ele, a classificação indicativa do programa é inapropriada. “Na minha opinião, apenas na minha opinião, não deveria ser para 14, mas para 18 anos”.

Denúncias e desrespeito à Procuradoria
Em dezembro de 2010, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) encaminhou à Rede Globo recomendação para que fossem respeitados os direitos constitucionais na 11ª edição BBB. O documento, uma espécie de alerta, foi motivado por inúmeras reclamações da sociedade. Só a edição anterior foi alvo de 400 denúncias, como homofobia, incitação à violência, apelo sexual, inadequação no horário de exibição e violação da dignidade da pessoa humana.

Na recomendação, a PFDC solicitou à Globo que adotasse “medidas preventivas necessárias para evitar a veiculação de práticas de violações de direitos humanos, tais como tratamento desumano ou degradante, preconceito, racismo e homofobia”. Segundo Aurélio Rios, o prazo estipulado para a resposta foi de 30 dias, mas até agora a emissora não se dignou a responder à solicitação. “Vamos pedir justificativa sobre porque não foi respondido e sobre porque não foi tomada nenhuma providência”.

O fim está próximo?
No mesmo rumo, apesar do tom moralista, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também está no encalço do BBB. Em nota oficial, ela chegou a exortar “a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a sociedade”. E acionou o Ministério Público, solicitando “providências em relação à programação televisiva”.

Diante a queda acentuada de audiência e do bombardeio de críticas, há boatos de que a TV Globo pode encerrar a exibição anual do Big Brother Brasil. O modelito mundial do BBB já foi abandonado em vários países do planeta. Se mantiver o atual formato, a fuga de telespectadores deve crescer; se “apimentar” ainda mais o programa, o Ministério Público Federal pode até punir a empresa, conforme garante o subprocurador Aurélio Rios. O fim do BBB faria um enorme bem à saúde dos brasileiros.

* – Altamiro Borges é jornalista e membro do Comitê Central do PC do B – Partido Comunista do Brasil 

13 comentários em “Artigo: BBB 11 despenca na audiência. Será o último ?

  1. maria josé Responder

    CARACAS, EU TAMBÉM CONCORDO QUE ESSE BBB 11, É O PIOR5 DE TODOS OS TEMPO. MAIS NEM PORISO PRECISA TIRAR O PROGRAMA DO AR, PODEMOS SIMPLESMENTE MUDAR DA CANAL A LIBERDADE DE IMPRENSA AONDE FICA. SEM FALAR QUE O QUE VEMOS NO BBB 11 É A MAIS PURA REALIDADE. ENTÃO NÃO SEJAMOS HIPOCRITA. PORISO EU VOTEI MUITO PARA O DIOGO FICAR, POIS ELE SÓ FALOU A VERDE, ELE SÓ ERROU, EM FALAR QUE A METADE DAS MULHERES SÃO SAFADAS, ETAMBÉM DIZER QUECOSTUMA CHINGAR A MÃE ETC. COM ISSO EU NÃO CONCORDO, PORÉM ELE ERA MUITO REALISTA. BEM EU ESTOU TORCENDO PRO DANIEL, EU ADORO VER ELE DE FOGO, DA LHE DANIEL KKKKKKKKKK

  2. Pink Freuds Responder

    Tanta gente reclama do BBB e eu não entendo o porque, reclamam como se fosse a unica opção televisiva. Se você não gosta então muda o canal, quer ver “informação nobre” vá assistir tv escola, tv cultura, futura, tv senado (Opa tv senado também é um tipo de BBB têm baixaria também). Enfim! Vivemos em um país livre e eu prezo muito a liberdade, liberdade de escolha, se tá passando algo na tv que eu não gosto não acho complicado mudar o canal, acho bem mais simples do que ficar reclamando.

  3. Nome (obrigatório) Responder

    Realmente é muito facil ao mesmo tempo lucrativo colocar no ar um programa desse onde o único roteiro é mostrar poses sensuais jestos maliciosos comentarios futeis mediocridade, e outros rolam por conta e a unica preocupaçâo da globo consiste em mostrar marcas mas marcas e esta certa pensar em lucro tudo gira em torno disso mesmo,porem a midia tem muita influencia sobre a sociedade poderia entâo estar contrbuindo de uma forma mais positiva com a siciedade,principalmente jovens dando bons exemplos ,mais ja se sente consequencia dessa incensatez com baixissima audiencia em sua programaçâo como Faustâo mais voce malhaçâo e outros,e a possivel quedo do todo poderoso boninho.e esperar para ver .

  4. Aurea Paula Responder

    tomara mesmo que esta seja a ultima edição de um programa que não acrescenta nada a familia brasileira, o que se vê é muita baixaria, pouca vergonha um bando de idiotas querendo a todo custo se exibir, tornar-se “famoso”, se for a ultima edição (que eu espero que seja mesmo) já vai tarde, a tv brasileira precisa sim de programas educativos e não de porcaria como esse bbb!!!

  5. JOAO Responder

    Será que estao com problema de queda de investimento? Quem não entende o que tem por trás da TV não deve ficar comentando o que não sabe.

  6. JOAO Responder

    Líder de audiência e principal reality show da televisão brasileira, Big Brother Brasil 11 já não tem mais espaço para anunciantes.
    Desde quarta-feira da semana passada, o programa não aceita mais encomendas de ações de merchandising. Pelo menos dez grandes anunciantes não conseguiram emplacar suas marcas em premiações e provas como as que definem os líderes semanais. Terão de esperar pela 12ª edição de BBB, em 2012.
    Os intervalos do reality show também estão lotados até o final de março.
    Nunca antes um BBB fechou as portas para merchandisings a essa altura da competição. Nos últimos anos, o programa se revelou uma máquina de fazer dinheiro para a Globo e para quem anuncia nele.
    Segundo a emissora, a rede de supermercados Carrefour aumentou as vendas de produtos com sua própria marca em 20% após divulgá-la nas sessões de compras semanais dos “brothers”.
    O blog apurou que BBB 11 deverá faturar 20% a mais do que BBB 10, que atingiu cerca de R$ 340 milhões em receitas. Ou seja, o 11º BBB deve render à Globo cerca de R$ 400 milhões, praticamente a metade que o SBT de São Paulo (sem contar afiliadas) arrecada em um ano inteiro.

  7. Nome (obrigatório) Responder

    È bom ver esse tipode noticia nâo assisto mas semppre acesso o todocanal e outros, bbb nâo tem criatividade so da audiencia por questôes de tradiçâo porque è na tv gobo , mas se ela perde audiencia futuramente perdera tambem investimentos esta plantando vento infiltrand nos lares tanta sujeira tentando fazer com seus telespectadores ache normal oque não è, insistiu em permanecer com a transexual o povo nâo quiz e foi uma aposta grande da globo.

  8. Augusto Responder

    Meus Caros, o BBB é um programa como qualquer outro..Se achou mediocre foi porque em algum momento você assistiu…Não perca seu precioso tempo caro Dirceu…
    Para quem não sabe no segundo dia de apresentação o BBB11 ja arrecadou o suficiente para toda á edição…
    foram mais de 150 milhões ganhos, e o premio é so 1,5 milhão e meio…
    Enquanto você se preocupa com “BBB’s” eles estão nem aí pra você…

Deixe seu comentário

Posts relacionados