Por Wanterlor Bandeira ( * )
Apesar de ser pouco conhecedor da política de Parauapebas, temo que em pouco tempo acabará a “Lua de Mel” do nosso futuro prefeito com seus 40% do eleitorado (levando em conta que os outros 60% não votaram nele, portando não estão esperando muita coisa).
Darci deixou o governo em 2012 com altos índices de rejeição. Não conseguiu eleger seu sucessor e voltou agora com o discurso da “oportunidade”. Fez uma campanha competente, de resultados, e precisa, agora, manter os 40% do seu eleitorado satisfeitos e buscar apoio da maioria que temia seu retorno.
É de conhecimento comum que os municípios brasileiros atravessam um cenário de crise econômica e política, e em Parauapebas a coisa não é diferente. Com a redução da nossa quota parte, perdemos nos últimos quatro anos mais de 500 milhões de reais em arrecadação somente de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que caiu de 21% para 11% em 2016, sem contar na queda da CFEM (a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Não se cria uma nova matriz econômica em quatro anos de governo e o atual cenário não é muito auspicioso para 2017 ou para anos vindouros.
As previsões de analistas são pessimistas no que diz respeito à queda de arrecadação e ao desemprego. Da mesma forma, a máquina pública já não suporta ser esse mastodonte que é hoje, parecendo mais um elefante numa loja de cristal.
É preciso discutir imediatamente o tamanho da folha de pagamento da prefeitura, bem como a redução do Vale Alimentação. De outra forma, Darci Lermen se tornará o “Prefeito de Folha de Pagamento”, com poucos recursos para investimentos em infraestrutura, educação e na problemática saúde.
Não será uma tarefa fácil para quem pretende fazer política baseada em populismo.
Já estamos, de certa forma, familiarizados com as caras que estarão no Morro dos Ventos a partir de janeiro, e todos lembram muito bem a maneira como costumam lidar com as situações rotineiras da gestão municipal, mesmo assim, devemos fazer algumas reflexões.
No momento do aperto será que os olhos azuis do nosso futuro alcaide serão suficientes para encantar as diversas serpentes que permearão seu futuro governo (na Prefeitura e Câmara Municipal)?
Será que as oportunidades tão “cantadas” durante a campanha serão alinhadas às necessidades da população e chegarão a todos?
Só nos resta torcer para que Parauapebas atravesse esses quatro anos como tem feito até agora: com força, coragem e fé.
( * ) – Wanterlor Bandeira é paraense de Jacundá e há mais de 30 anos reside em Parauapebas. Ex-juiz classista, ex-vereador em Parauapebas pelo PT e atualmente acumula os cargos de chefe de gabinete do governo Valmir Mariano e de gestor do SAAEP.
10 comentários em “Artigo: “nem tudo que reluz é ouro”!”
“”Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.
Wanterlo vamos analisar o q disse este escritor, Ayn Rand.
Fala Sério!!!!! Quem é Wanterlor Bandeira para fazer esta analise? O cara mamou no governo Darci, depois mamou no governo Valmir. Agora se acha o portador da ética e moral! Por favor, meu amigo, não venha com esta babaquice!
CARA DE PAU é fácil agora fazer textinhos bonitinhos com previsão de solução para o futuro de Parauapebas (almejando continuar na mamata do governo municipal que é a única coisa que sabes fazer), sendo que há tempos tem a oportunidade de fazer algo pela melhoria do município e nunca fez, pelo contrário, só saqueou a ajudou saquear os cofres públicos e “aproveitou” das benéfices de sua função pública. Cria vergonha rapaz! Te contenta com o q já “conquistou”! Tu não te cansas de sugar o que pode dessa cidade que te acolheu? Procure um emprego e vá fazer algo pra melhorar o estrago que vc juntamente com a corja que passou por essa cidade fez. Tenha um mínimo de consciência pelo menos uma vez na vida!
Pelo que vejo pessimista é vc Wanterlor. Não pense que irá convencer o futuro gestor de que vc tem a solução é a “fórmula mágica” para os problemas, assim como fez com o “velhote”. Vai ter de ficar sem “boquinha” e torcer pra não ir pra cadeia sr bandeira . Parauapebas e todos cansaram de você. Mais vc contribuiu muito pra campanha de Darci! Vc com suas “articulações políticas” é o principal dos culpados dessa derrota de VQM. Obrigado por isso. Que o sol passe a nascer quadrado pra vc
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ESSE WANTERLOR É ONDA VIU !!
E a “Herança” deixada pelo “Desgoverno” ??? É fácil criticar… tiveram a oportunidade para deixar algum legado… Mas… Agora vão por tudo na conta do Velho… É uma vergonha… Pessoas sem nenhuma qualificação se achando melhores do que os outros… A cada dia mais difícil sobreviver no Brasil…
Wanterlor, a justiça está fazendo Black Friday. Devolvam a metade do que foi desviado do cofre público e serão perdoados.
Grande verdade. Tá rico virou até fazendeiro. Querendo uma boquinha
E wanterlon bandeira a bomba que vcs criaram explodiu antes de vcs vazarem lá, que a justiça ponha todos os culpados na cadeia.
Wanterlor Bandeira no mínimo está querendo uma boquinha no governo do Darci, no meu ponto de vista foi um dos principais mentores da derrota do velhote (cara desumano)