Cinco projetos culturais de Parauapebas foram aprovados no Prêmio Expressões Artísticas 2015, promovido pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). São eles:
-
“Parauabreak – Batalha de Dança de Rua”, inscrito por Marcos Araújo;
-
“Grafite e Difusão Arqueológica”, de Madson Silva;
-
“Música e Poesia”, de William Barros;
-
“Banda Vamberto e Convidados”, de Vamberto Pereira; e
-
“Isso não é sobre você”, de Wanderson Costa.
A intenção, segundo a FCP, foi selecionar e premiar iniciativas artísticas expressivas da cultura paraense, “produzidas por realizadores individuais ou coletivos que se destacam no exercício da arte e ofício de diversas linguagens, que valorizem e deem visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Pará”. Ao todo, 81 projetos foram premiados em todo o Pará.
A premiação foi dividida em duas categorias: realizadores iniciantes (com trajetória inferior a cinco anos) e realizadores experientes (com trajetória superior a cinco anos). O valor para cada projeto vencedor na categoria iniciantes é de R$ 2500,00. Já entre os experientes, o prêmio é de R$ 5.000,00 para cada um. Wanderson foi o único artista de Parauapebas premiado na categoria iniciante. O resultado foi homologado nesta quarta-feira, 11, pela presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará, Dina Maria Cesar de Oliveira.
Programa Seiva
O Prêmio Expressões Artísticas 2015 faz parte do Programa Seiva de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura. O objetivo do Seiva é fomentar pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais. O estímulo ocorre por meio de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento.