Leonardo Nascimento dos Santos, 24 anos, morreu na noite de ontem, domingo (9), na casa em que morava, na Rua A-21, Bairro Topical II, por volta das 22h30, baleado por uma guarnição da Polícia Militar. Acusado de assalto, ele recebeu a PM a bala, conforme relato dos policiais militares. Na ocasião, um menor de 17 anos foi apreendido.
Era por volta das 11h30, de sábado (8), quando Leonardo e o comparsa adolescente invadiram uma casa no Bairro Vale do Sol, mantendo três pessoas de uma mesma família reféns, trancadas na casa, enquanto procuravam dinheiro e objetos de valor para levar.
Pegaram dois aparelhos celulares, dois cordões de ouro, uma aliança, um frasco de perfume e R$ 158,00 e deixaram o local levando a moto Honda Biz branca, de uma das vítimas. Porém, após os ladrões deixarem a casa o proprietário seguiu a dupla em outro veículo, alcançando-os na Rodovia PA 160, próximo da Rodovia Faruk Salmen, e os derrubou da moto. Porém, eles fugiram deixando a motocicleta para trás.
No domingo (9), por volta das 22h10, o homem avistou o adolescente que andava mancando, possivelmente em consequência da queda de moto, na Rua A30, no Bairro Tropical II, e o reconheceu. A Polícia Militar foi avisada e uma guarnição se dirigiu ao local apreendendo o menor, que ainda chegou a correr, mas foi apanhado e não pensou duas vezes antes de fornecer o endereço do comparsa Leonardo.
Ao chegar ao endereço, segundo os policiais, eles foram recebidos a tiros, atirando também duas vezes contra o agressor, que caiu ferido. Leonardo ainda chegou a ser removido pelo Samu ao Hospital Geral de Parauapebas, mas não resistiu ao baleamento e morreu. Na casa, os PMs encontraram os objetos roubados.
(Caetano Silva)