CÂMARA APOIA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Durante a sessão da ultima terça-feira, 28/09, dezenas de assistentes sociais do município reivindicaram a adequação da carga horária de trabalho da classe à Lei Federal 12.317/2010 sancionada pelo presidente Lula, que determina 30 horas de trabalho semanal para os profissionais. De acordo com os manifestantes, a carga horária dos assistentes sociais de Parauapebas ainda continua sendo de 40 horas semanais, conforme a Lei anterior.
Em apoio aos assistentes sociais, os vereadores, utilizaram a tribuna para expor suas opiniões. O vereador Odilon Rocha (PMDB) foi o primeiro a se pronunciar. Odilon se dispôs a criar um Projeto de Lei que exerça o que determinado pela Lei Federal, e finalizou sua fala lembrando que existem outras Leis necessitando readequação.
Também declararam apoio aos assistentes sociais os vereadores José Alves (PT) e Faisal Salmen (PSDB), este último usou a tribuna para tranquilizar os profissionais ali presentes, argumentando que não existem motivos para preocupação, já que a modificação na carga horária foi uma aprovação do Governo Federal e com certeza o Poder Legislativo de Parauapebas irá se esforçar para fazer exercer a Lei Maior.
Após a sessão os assistentes sociais foram recebidos em uma reunião fechada com os vereadores que, depois de ouvirem os líderes do Sindicato dos Assistentes Sociais, se comprometeram a tomar providências para fazer cumprir a Lei Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMP
[ad code=5 align center]
16 comentários em “Assistentes sociais”
Parabéns Assistentes Socias de Parauapebas pela luta por seus direitos adquiridos, um direito que lutamos tanto para conquistar e que agora querem nos tirar.
podem contar com com meu apoio nessa luta.
Abraço a todas!!!
É um absurso o que esses canalhas que estão no poder em Parauapebas estão fazendo com os assistentes sociais do Municpio. É vergonhoso que o PT que tanto pregou a ideologia de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores esteja assumindo uma posição contraria a esses direitos, sendo contra a redução da jornada de trabalho desses profissionais.
sinto-me idignada pelo fato de Assumir a Secretaria de Assistência um senhor Petista que nunca entrou na porta de uma faculdade e que manda e desmanda achando que é o dono da secretaria. Ele faz isso exatamente porque não sabe o que é passar 5 anos numa universidade com investimentos altos em educação e depois não ter o seu fazer profissional valorizado. Esses cargos publicos “ditos de confiança” são criados para beneficiar e enriquecer meia duzia de politicos corruptos que mal sabem escrever, mas que sabem muito bem como enganar a população.
Durante toda minha vida academica acreditei que se o PT assumisse melhores posições dentro do Governo o povo teria melhores condições de vida e sempre defendi essa bandeira, trabalhando arduamente em comicios e eventos de campanha… e agora o que ganhamos dos senhores petistas de Parauapebas? ganhamos, salários baixos, condições insalubres de trabalho, com riscos a nossa saúde fisica e mental.
Esse tal de Indio e Altamiro, diga-se de passagem dois semi-analfabetos, que não sabem nem o significado do que seja Direitos Socias, assumiram a SEMAS e a transformaram em simples doadora de cestas básicas, porque é fato que os Projetos co-financiados pelo Governo Federal em parceria com os municipios estão sucateados, sem realmente atenderem as necessidades de garantia de direitos da população.
Quanto a não aceitarem a redução da jornada de trabalho dos assistentes sociais, eles fazem isso porque ficam sentados confortavelmente em suas salas refrigeradas, com todo conforto. Não sabem o que é passar o dia todo fazendo visitas sociais nos bairros perifericos, atendendo todo tipo de violação de direitos sociais, ouvindo as pessoas contarem seus problemas sem que seja realmente dado uma solução, não sabem o que é passar em casas e ver crianças com fome, sem ter o que comer, não sabem o que é colocar suas vidas em risco ao denuciar estupradores, adolescentes em conflito com a Lei, etc…
Senhor Altamiro e Senhor Indio ( defensores da Bandeira Petista) lembrem-se que esse poder todo que hoje vocês tem em breve acabará e vocês voltaram a ser insignificantes pessoas incultas e grosseiras ( que nunca deixaram de ser).
Companheiras Assistentes Socias não desistam porque um Pais democratico e justo se faz através de lutas sociais!!! Vocês podem contar com meu apoio!!!!
E vamos mostrar a esse bando de corruptos que a honestidade, o trabalho correto e a perseverança são mais fortes que a ignorancia, a arrogancia e a corrupção!!!
E em 2012 Iremos Tirar Parauapebas do Vermelhoooooo, Lutaremos sempre por nossos Direitos!!!!
Parabéns a Todos os Assistentes Sociais pela LUTA e conquista e quanto aos gestores municipais é uma vergonha. Só querem fazer investimentos dos recursos públicos nos seus projetos pessoais. Não desistam NUNCA…..eles vão ter que digerir essa LEI SIM….
Parabéns aos vereadores que estão apoiando a causa.
E vamos lutar com a sociedade para que os vereadores que estejam nos representando sejam pessoas sabias e que lutam pela implementação das leis a favor de todos e não como o gestores da SEMAS e SEMAD que é a favor próprio.
Divulguem essa idéia e façam valer a lei.
Parabenizo a todas as Assistente Socias pela luta e como disse Francinete ” Não somos sub-categorias como alguns pensam” . Somos profissionais compromissados e que deixamos marcas. A lei 12.317/2010 já foi aprovada e só deve ser cumprida e mais nada.
Um abraço as Assistentes Sociais
O Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo enviou informação para mim de alguns municípios que já se adequaram a Lei, os quais eu passa a citar: No ABC Paulista os municípios de Mauá e São Bernardo do Campo (terra do Presidente Lula) já aderiram, Diadema e outros já haviam implementado anteriromente à Lei. Em Araçatuba a Unimed já aderiu, AIBI (ong), SEIVA (ong), AVAPE (ong), bem como a prefeitura de Valparaiso, que expediu portaria. A prefeitura de Guaraçai e Alto Alegre a partir do dia 01 de outubro. A Faculdade de Medicina de Marilia – FAMENA (Hospital das Clínicas, Hospital da Mulher e Hemocentro), diminuiu a carga horária sem portaria respaldando-se na Lei Federal. A Ação Social pela Família – ASPF e a União Brasileira Israelita do Bem Estar também aderiram. PARECE QUE SÓ TÁ FALTANDO PARAUAPEBAS! O PREFEITO DARCI LERMEN NÃO PODE PERDER O BONDE DA HISTÓRIA, TEM QUE FAZER VALER A LEI ASSINADA PELO ÍCONE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA!
Segundo os assistentes sociais do município de Manguerinha no Paraná, o prefeito enviou para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei no dia 27 de agosto para que fosse realizada a adequação da Lei 12.317/2010, e nos dias 8 e 13 de setembro o mesmo foi aprovado por unanimidade em primeira instância.
PARABÉNS PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS DE MANGUERINHA NO PARANÁ
Quero agradecer aos parlamentares da Câmara de Vereadores de Parauapebas o apoio dado a nós assistentes sociais e o respeito que demonstraram ter pelo nosso trabalho.
Espero que o prefeito Darci Lermen tenha a mesma corência em reconhecer o direito que nos foi assegurado pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
O Presidente assinou a Lei 12.317/2010 quando teve certeza que a proposta era coerente, além dele assinaram a Lei o Ministro José Gomes Temporão, do Ministério da Saúde, Márcia Helena Carvalho, ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Carlos Lupi, Ministro de Trabalho e Emprego.
O Serviço Social é uma profissão que tem história, não é uma sub-categoria como alguns teimam em pensar e aqui Parauapebas já tem a marca de um trabalho responsável e compromissado. Muito já foi feito por nós assistentes assistentes. Não estamos exigindo nada fora dos nossos direitos. Da mesma forma que sabemos orientar os cidadãos sobre os seus direitos sociais, sabemos lutar pelos nossos.
Esses dias muito se falou sobre o princípio da independência, artigo 2º da Constituição Federal, porém antes desse princípio, São apresentados os princípios fundamentais: da solidariedade, da cidadania e da dignidade humana. É isso! Queremos ser tratados com dignidade! Queremos o nosso direito garantido! Força nós temos para lutar!
PARA TODA DITADURA, SEMPRE HAVERÁ UMA RESISTÊNCIA!
É…………GUA MEU………….MANO EU NÃO ACREDITO NO QUE ESSSSSS…….TOU VENDO O PREFEITO DAÍ DO PARAOPEBAS É MELHOR DO QUE O DUCIOMAR NA RUINDADE ÉEEEEEEEEE……………………..GUAAAAAAAA AINDA DIZ QUE É DO PT E VIVA A BEBEU QUE SO VIVE EM BELÉMMMMMMMMM………TEM Q TER SELEÇÃO…….
é isso aí, me admira os srs, que estão no poder tentarem impedir o que é lei. As “boas” línguas dizem que principalmente o sr. Índio, é muito respeitador dos direitos alheios!kkkkkkkkkkkkkkkkkk ele respeita o bolso dele! É isso aê, parabéns para as assistentes sociais que tem coragem de fazer valer o direito delas, sancionado diga-se de passagem pelo Sr.LULA!
Ah enquanto ao horário da SEMAS, é verdade os servidores competentes conseguem desenvolver e executar seus deveres no período de 8h às 12h, e ao longo da tarde ficam cumprindo hora…secretário é hora de rever isso…
E isso mesmo sou a favor, tem que cumprir a lei, A Secretaria de Assistencia Social atende o publico na parte da manhã. E a tarde todos os servidores tem que trabalhar até as 18h, de Segunda a Sexta no atendimento interno. As vezes muitos deles fazem só hora porque pela manhã desenvolvel o trabalho todo ai fica esperando das 14 até as 18hs pra ir pra casas. Eles tem a carga horaria de 40 h das 8 as 12 e das 14 as 18h, sou a favor a redução de carga horario.
è triste que apesar da lei sancionada pelo presidente Lula temos um Parecer Jurídico da Procuradoria do município contrário a uma lei federal.
Lei federal não se discute se cumpre (companeheiros do PT).
Parabéns aos vereadores pelo apoio e vamos aguardar a reuniao com o prefeito na próxima semana para o parecer do mesmo e espero que não seja tão insano como o da Procuradoria.
è triste que apesar da lei sancionada pelo presidente Lula temos um Parecer Jurídico da Procuradoria do município contrário a uma lei federal.
Lei federal não se discute se cumpre (companeheiros do PT).
Parabéns aos vereadores pelo apoio e vamos aguardar a reuniao com o prefeito na próxima semana para o parecer do mesmo e espero que não seja tão insano como o da Procuradoria.
É sabido que o nobre secretário Luiz Vieira, bem como o tal de Índio lá da SEMAS (deveria tá numa tribo) não querem aceitar e/ou cumprir essa lei, alegam que irão “procurar brechas” para não cumpri-la. Quanta insanidade vinda de pessoas que até bem pouco tempo brigavam pela redução da carga horaria de trabalho, pois essa era uma das bandeiras de luta do PT quando não era governo.
percebemos que o que se utiliza agora nesse governo e:
* ao povo simplemente a lei;
* aos amigos os favores da lei;
* aos inimigos os rigores da lei.
parabéns ao nobre vereador Odilon pela decisão sábia em defender aquilo que já foi determinado pelo governo federal e que o municipio deve somente ratificar e respeitar. Estendo as felicitações aos demais vereadores que se manisfestaram a favor da lei.
Muito bem reivindicado, agora é esperar pra ser cumprida e torcer q não seja que nem esse bendito concurso que agora acabei de ver q o dignissimo sumido prefeito nomeou mais 25 concursados olha o “tantão” nossa eu fico indignada o ano já esta findando e eu ainda não estou no meu respectivo cargo, ahhhhhhhhhh
se zanga matasse…
Zé se vc souber de informações POR FAVOR nos comunique, pois não somente eu como vários outros concursados estão nessa expectativa e nada…
O dia a dia desses profissionais é bastante árduo, pois lidam diretamente com as mazelas sociais, necessitando ter qualidade de vida para que possam garantir direitos e dignidade para seus usuários, então a diminuição da carga horária vem proporcionar condições físicas e emocionais para esses profissionais e principalmente favorecendo um atendimento de qualidade para aqueles que precisam de sua intervenção profissional.
Agradecemos o apoio por parte da Câmara Legislativa deste município.
É uma reivindicação mais que justa, e que o governo municipal deveria ter o respeito por esses profissionais, pois essa categoria é uma das que mais contribuem para o desenvolvimento desse governo. É o assistente social que atuam diretamente junto a população na mediação de seus anseios.