Uma reunião entre representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realizada nesta sexta-feira (26), na sede da associação, estabeleceu a parceria no projeto da criação do Museu do Minério, Indústria e Comércio do Sul do Pará em Canaã dos Carajás.
O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, firmou um acordo de colaboração científica na execução do projeto, que de acordo com o presidente da Aciacca, Wender Damaceno, tem o propósito de cooperar com o desenvolvimento educacional, cultural e social da região.
Segundo a Aciacca, a iniciativa para a construção de um museu mineral é reunir um acervo de minérios e rochas, uma vez que Canaã é um dos maiores polos minerários do Brasil, agregando conhecimento de brasileiros e estrangeiros, que vivem na região. O projeto também vai permitir contar a história da indústria e comércio do município. “O museu será um espaço sem fins lucrativos, a serviço da comunidade para realização de pesquisa, construção do conhecimento e um atrativo turístico para visitantes de outros estados que poderão conhecer a diversidade geológica encontrada no Estado”, ressaltou o presidente Wender Damaceno.
A parceria entre a ACIACCA e UNIFESSPA também permitirá a criação de estágios onde os alunos terão a oportunidade de realizar pesquisas sobre toda a cadeia da exploração do minério até a exportação para outros países.
Museu Mineral
A Aciacca deu o pontapé inicial para a criação do Museu Mineral quando registrou o projeto no cartório em julho de 2020. Em busca de parcerias, a Associação também apresentou a iniciativa para a Prefeitura de Canaã e a mineradora Vale que sinalizaram positivamente em participar do projeto.
Além das amostras e coleções geológicas (minerais, rochas, mineralóides, gemas, fósseis), a ideia é construir salas para cursos, oficinas, palestras, cinema e restaurante.
No Brasil, já existem museus minerais como em Pernambuco e Minas Gerais que se tornaram polos de pesquisa com reconhecimento nacional. O objetivo é tornar Canaã e região, assim como o Pará, uma referência em pesquisa mineral.
Por Dayse Gomes