Representantes das Associações de Produtores da Vila Nova Jerusalém, Américo Santana, Vila Feitosa e Vila Planalto, em Canaã dos Carajás, receberam nesta quarta-feira, 19, a documentação necessária para fecharem convênios com o poder público e iniciativa privada, além de estarem aptos a captar recursos em âmbito federal para executar projetos que beneficiarão as 225 famílias associadas.
O programa é desenvolvido pela Vale em parceria com a Agencia Canaã e tem o objetivo de fortalecer o associativismo e o cooperativismo na região. Através do trabalho iniciado por um escritório de contabilidade, em outubro de 2019, as associações receberam capacitação, consultoria e assessoria contábil. De acordo com a Vale, as entidades estão com estatutos sociais revisados e inventário de bens, com todo patrimônio catalogado.
O presidente da Associação da Vila Planalto, Raimundo Mendes, ao receber os documentos, falou da luta para levar benefícios às 27 famílias da comunidade. Para ele, agora ficará mais fácil conseguir desenvolver os projetos sociais. “A luta continua. É preciso trabalhar com honestidade que a gente chega lá”, disse emocionado.
Com a nova documentação, as associações passam a estar em conformidade com a Lei nº 13.019/2014, conhecida como novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que garante mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelas organizações e mais transparência na destinação dos recursos públicos.
A gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha, falou sobre essa nova conquista. “Agora as associações estão aptas para captar recursos, buscar investimentos que vão ajudar tantas famílias. Esse é o papel do associativismo que demonstra o comprometimento e a organização social para garantir ganhos coletivos e não individuais.
Segundo a diretora da Agência Canaã, Graça Reis, novos cursos como a elaboração de projetos, vão ser realizados junto à comunidade rural e anunciou que agência terá uma sala nova para a realização das capacitações.