A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Parauapebas (Apaut) realiza no próximo dia 5 de dezembro, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o 1º Seminário Sobre Autismo realizado no município. Com o tema “Conhecer para compreender, aceitar e estimular”, o evento tem como objetivo orientar e promover a troca de experiência entre famílias de pessoas com autismo.
De acordo com o coordenador do evento, Nélio Mol, existem 60 pessoas diagnosticadas com autismo na cidade, mas a expectativa é que o número seja muito maior. “Alguns casos acabam sendo confundidos com timidez, principalmente em meninas”, explica Nélio.
Ele afirma também que alguns pais se sentem confortáveis em lidar com o transtorno. “Geralmente, pais de filhos autistas adultos sentem mais dificuldade em procurar ajuda do que aqueles que possuem filhos pequenos. Queremos mostrar que existem outras pessoas na mesma situação e a forma como cada uma as enfrenta”, justifica.
No seminário estarão presentes profissionais como psicólogos e fonoaudiólogos que participam do tratamento de autistas. O evento começa às 8h e as inscrições são gratuitas.
O Autismo
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.
2 comentários em “Associação realiza seminário sobre autismo em Parauapebas”
gostaria de saber qual previsão de termino do seminário
Foi o dia todo, terminou as 15:30