Astrônomos de todo o mundo estarão atentos nesta sexta-feira (15) à passagem do 2012 DA14, que às 17h30 se tornará o primeiro asteroide de 45 metros de comprimento a ser observado a apenas 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre. Isso equivale a menos de um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A distância mínima será atingida quando o corpo celeste, estiver na direção do Oceano Índico, perto da Ilha de Sumatra, na Indonésia, e será possível vê-lo com ajuda de instrumentos em partes da Ásia, Oceania, Europa e África.
Na Rússia
A queda de um meteorito na região russa de Tcheliabinsk, nos Montes Urais (centro do país), deixou cerca de 400 pessoas feridas nesta sexta-feira, informou o Ministério do Interior da Rússia. “Elas procuraram assistência médica, em sua grande maioria por cortes com vidros. Não há pessoas gravemente feridas”, disse um porta-voz dessa pasta à agência Interfax.
Lançando bolas de fogo na direção da Terra, o meteorito caiu a 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 em Brasília). As autoridades de Tcheliabinsk, capital da região homônima, reforçaram as medidas de segurança nas estruturas e instalações vitais da cidade.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou