A Associação de Advocacia Trabalhista do Estado do Pará (ATEP) realiza, na sexta-feira, dia 19 de maio, evento alusivo aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com o objetivo de refletir e avaliar o passado, presente e futuro da legislação trabalhista no Brasil, a ocasião reunirá renomados juristas, magistrados e representantes do Ministério Público do Trabalho.
A programação contará com palestras e painéis voltados à discussão da CLT em contextos diversos, além de um almoço de confraternização oferecido pela associação e outorga de medalha em alusão ao aniversário.
A CLT se deu por meio do Decreto-Lei nº 5.452, sancionado em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, no Dia do Trabalhador, 1º de maio. A medida unificou toda a legislação trabalhista já existente no país, mas, ao longo dos anos, sofreu ataques pelo que a presidente do ATEP, Mary Cohen, chama de “projeto neoliberal de desmontes de direitos sociais”.
O documento, explica ela, representa um “arcabouço jurídico de proteção à dignidade, a partir da garantia de direitos básicos, em uma relação, via de regra, desigual”, existindo um “movimento e a luta de grande parte da sociedade civil organizada que defende o Direito do Trabalho sob uma perspectiva humanista”.
Por isso, a advogada trabalhista reafirma a importância da celebração como uma forma de relembrar e fortalecer a “história de resistência e o legado para as novas gerações de um sistema, ainda que mínimo, de proteção ao trabalhador e à trabalhadora”.
O evento alusivo aos 80 anos da CLT acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), em Belém, a partir das 9h. Profissionais e estudantes do Direito poderão participar, gratuitamente, mediante inscrição no site da associação.
Confira a programação divulgada:
- 9h – Mesa de Abertura
- 9h30 – Palestra “CLT, passado, presente e futuro”
- 10h10 – PAINEL I: A CLT e a Reforma Trabalhista após 5 anos
- 12h – Almoço de confraternização oferecido pela ATEP
- 13h30 – PAINEL II: A CLT e o Direito Coletivo
- 15h – PAINEL III: A CLT e Temas Diversos
- 16h30 – PAINEL IV: A CLT e Tema Contemporâneos
- 18h – Palestra de encerramento “80 anos, um marco histórico de Direitos”
- 18h40 – Outorga da medalha “CLT – 80 anos de história”